Facebook: acusação de apoiar a censura - Revista Oeste

Em 1 ago 2020, 19:00

Internautas acusam Facebook de apoiar a censura

1 ago 2020, 19:00

Rede social seguiu ordem do STF e fez bloqueio internacional de perfis

facebook - censura - stf - internautas - twitter

Foto: CANVA

Ao acatar a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e bloquear mundialmente perfis de investigados no inquérito das fake news, o Facebook caiu, assim, na mira de internautas. Pelo menos dos brasileiros. De acordo com acusações divulgadas neste sábado, 1º, a plataforma demostra apoiar a censura.

Leia mais: “Rodrigo Maia é mais um a defender Felipe Neto

Diante da situação, o público foi para outra rede social reclamar. Conforme mostram dados do Twitter, #FacebookApoiaCensura é um dos termos mais comentados no Brasil. Por meio de postagens, os manifestantes virtuais criticam a empresa de Mark Zuckerberg e a Corte brasileira.

Posicionamento do Facebook

Mais cedo, entretanto, o Facebook fez questão de se manifestar. Afirmou que suspendeu as contas para além de IPs no Brasil devido à cobrança do Supremo. Dessa forma, a rede social explica que considera a decisão de Alexandre de Moraes um atentado à liberdade de expressão.

“O Facebook havia cumprido com a ordem de bloquear as contas no Brasil ao restringir a visualização das páginas e perfis a partir de endereços IP no país. Isso significa que pessoas com endereço IP no Brasil não conseguiam ver os conteúdos mesmo que os alvos da ordem judicial tivessem alterado sua localização IP”, afirmou, assim, o Facebook.

“Riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira”

“A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”, prosseguiu a empresa digital.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 Comentários

  1. A extensão desta decisão do FaceBook terá repercussão mundial. Abriram precedente para todos tiranos no mundo fazer isto.
    As entidades de proteção do direito de expressão do qualquer cidadão pelo mundo tem que recorrer desta decisão.
    Vamos repercutir nas redes sociais mundiais

    Responder
  2. É só usar um IP de outro país…

    Responder
  3. O “Face” desceu as calças para o ditador do essetêefe. Que vergonha!

    Responder
    • 👏👏👏

      Responder
  4. Segundo a matéria, o facebook alegou que =” … Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”<=, ou seja, é o STF cometendo mais um crime, ameaçando sequestrar criminalmente um funcionário do facebook aqui no País caso não atendida sua determinação.
    Nada mais além dos hábitos de criminosos.
    Chantagem explícita de criminosos contra cidadãos de bem, essa é mais uma das vergonhas em consequência daqueles quem se encontram no STF.
    Alçados pelo mecanismo torpes de aparelhamento dos seus respectivos padrinhos, os ex-advogados de sindicatos, de partidos de esquerda, de facções criminosas, e de apenas 2 juízes do Trabalho, todos afim da ideologia impregnante dos cidadãos de esquerda.
    Triste, cruel e necessário cenário a ser combatido, até a regularização, por todo povo brasileiro de bem!

    Responder
  5. A imprensa tradicional em geral, nada mais é do que fruto de anos após anos de doutrinação ideológica na formação de seus profissionais, onde Paulo Freire e Antônio Gramsci, desempenharam o papel de protagonistas principais.
    Mas convenhamos, para que essa inversão de valores, covardia e maldade pudesse aflorar, se faz necessário também a existência de cidadãos amorais, covardes e maus-caracteres, pois que, como constatamos, nem todos o são, existem profissionais da imprensa íntegros, responsáveis e que valorizam positivamente suas atividades profissionais!

    Responder
    • Qualquer um agora pide calar o Facebook no mundo inteiro. Além do mais, será que não foi jogo de cena? Tem o depoimento de um ex funcionário do face alertando que há um conluio do face com o STF para derrubar Bolsonaro, segundo alguns sites noticiaram. Sendo assim,o face fez beicinho para depois aceitar a censura. À atitude do face corresponde a denúncia. Só ajudou o que foi dito pelo ex funcionário. Ou não?

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias