-Publicidade-

Ipea revisa para cima projeção do PIB do agronegócio

Ipea prevê alta da produção de soja e café em 2020, duas das principais culturas da produção agrícola no país

Ipea prevê alta da produção de soja e café em 2020, duas das principais culturas da produção agrícola no país

Gado
Gado nelore confinado para engorda em Diamantino, Mato Grosso | Foto: J.F.Diorio/Estadão Conteúdo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou nesta quinta-feira, 22, a projeção da taxa de crescimento do PIB do setor agropecuário de 1,6% para 1,9% em 2020.

A nova previsão foi motivada pelas estimativas mais favoráveis divulgadas pelo IBGE e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

LEIA MAIS: Uber Eats encerra atividades na Argentina

O Ipea prevê alta da produção de soja e café em 2020, duas das principais culturas da produção agrícola no país. A safra de soja teve o crescimento revisado de 6,6% para 7,0%. Já no caso do café, a estimativa foi revisada de 19,4% para 21,5%.

Para a pecuária, se prevê queda de 1,5%, devido ao acentuado declínio na produção de carne bovina este ano, na comparação com o volume de abates na segunda metade do ano passado.

Já se identifica recuperação dessa atividade, cuja produção média no terceiro trimestre, segundo dados de abate do Sistema de Inspeção Federal, se encontra acima do patamar pré-covid observado no primeiro trimestre deste ano.

Dessa forma, projeta-se que já no quarto trimestre, a queda da produção de carne bovina deve ser menor, fechando o ano com recuo de 4,3%. Há expectativa de desempenho positivo nos segmentos de suínos (+ 7,8%), ovos (+3,2%) e leite (+0,2%).

Projeção para 2021

A estimativa de crescimento do PIB Agro caiu 2,4% para 2,1%, por conta das estimativas mais otimistas para as safras de soja e de milho deste ano, o que eleva a base de comparação e é um indicativo que, devido ao cenário mais favorável, parte da produção dessas culturas deverá ser antecipada do início do próximo ano para o final deste.

-Publicidade-
Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês