Moraes ameaçou multar Facebook e Twitter
Plataformas de redes sociais foram obrigadas a suspender contas de 17 pessoas
Se não cumprissem “com urgência” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), as empresas Facebook e Twitter teriam de pagar multa diária no valor de R$ 20.000,00 (cada uma). É o que consta no documento datado de terça-feira, 22, mas tornado público hoje. Dessa forma, as duas plataformas de redes sociais bloquearam perfis mantidos por 17 investigados no criticado inquérito das fake news.
Leia mais: “Graças ao Supremo, ‘censura’ é palavra da vez nas redes sociais”
Na decisão, Moraes reforçou que a ordem para bloquear as contas foi determinada em maio. Dando a entender desconhecer que até então a determinação não fora cumprida pelas companhias, ele mencionou trecho de reportagem produzida pelo jornal Correio Braziliense nesta semana. Publicado no último domingo, 19, o material informa que os perfis seguiam ativos — apesar de a determinação do STF ter sido divulgada em maio.
“Impossibilidade de cumprimento de ordem genérica”
Diante da situação, o ministro do STF “renovou” as intimações contra as empresas de redes sociais. A respeito do Twitter, o membro do STF destacou que a marca tinha informado “a impossibilidade de cumprimento de ordem genérica, posto não haver cadastramento nos perfis com uso de dados civis remetidos com os ofícios”. Entretanto, a plataforma bloqueou nesta sexta os perfis indicados pelo ministro da Corte brasileira.
Motivos alegados
No parecer desta semana, Alexandre de Moraes repetiu os motivos que o fizeram voltar-se contra determinados perfis presentes na internet. Sem citar um único caso concreto como exemplo, ele afirma que as contas em questão publicam “notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações”. Por fim, na visão do ministro, as 17 pessoas envolvidas no processo ameaçam a segurança do Supremo e de seus integrantes.
12 comentários
Envie um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
O quê ou quem neste país fará o STF ou o Senado Federal sentir MEDO? Sucumbiremos ao totalitarismo sem reação?
Alguém tem de parar com as arbitrariedades desse Kojak maligno. Esse militante do PSDB!
É um ditador que precisa ser parado, um lunatico que não tem limites nas suas ações autoritárias e sem amparo na lei.
Alguém contar nos mínimos detalhes com comprovação todos os podres dessa gente..
De fato, tem muita gente se aproveitando da pandemia para desviar verbas públicas, roubar, atacar o governo, fazer campanha eleitoral, vender mais entorpecentes e, também, calar as pessoas de que não gosta ou de que seus amigos e ou cúmplices não toleram. E varrer a sujeira pra debaixo do tapete ? Será que cabe essa colocação ?
ARTIGO 142, JÁ!
Faltava uma gota d’água ? Agora não mais.
A maior parte dos senadores não podem permanecer omissos a este ataque às liberdades individuais. Serão adeptos do “uma mão lava a outra” até quando?
E até quando os eleitores vão continuar perpetuando estes que deveriam nos defender de atos tiranos e antidemocráticos?
Democracia é só no discurso, na prática é cada um focado no seu umbigo.
E eu pensava que não tinha DITADURA no brasil, a da TOGA apareceu primeiro… como dizia o sábio Rui Barbosa… “A pior DITADURA é a do judiciário, contra ela não temos a quem recorrer”.
Bom dia, Lex Luthor! Um lembre a você, o Tribunal Supremo e Absoluto de Deus não entra em recesso e funciona 24h/dia e 7 vezes na semana.
“DEUS É UM JUIZ JUSTO, um Deus que manifesta cada dia o seu FUROR. Se o homem não se arrepende, DEUS AFIA A SUA ESPADA, ARMA O SEU ARCO e o aponta, prepara AS ARMAS MORTAIS se faz de suas SETAS FLECHAS FLAMEJANTES.”
Rei Davi (Salmos 7:11-13)
#SenadoCumpliceDoStf, esta impassividade do senado faz entender uma cumplicidade vergonhosa, o senado pode e deve impedir os excessos dos ministros, perderam as condições de julgadores, são ativistas políticos, e abusam do poder de forma criminosa!!
#SenadoCumpliceDoSTF