-Publicidade-

‘Sem plebiscito’, Gilmar Mendes quer semipresidencialismo

Ministro do STF defende mudança de sistema de governo por imposição com 'intervenção mínima'.
Gilmar Mendes quer impor semipresidencialismo sem plebiscito | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Gilmar Mendes quer impor semipresidencialismo sem plebiscito | Foto: Nelson Jr./SCO/STF | gilmar mendes, stf, semipresidencialismo, sistema de governo, imposição, plebiscito, reforma

Ministro do STF defende mudança de sistema de governo por imposição, com “intervenção mínima”

gilmar mendes, stf, semipresidencialismo, sistema de governo, imposição, plebiscito, reforma
Gilmar Mendes quer impor semipresidencialismo sem plebiscito | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta sexta-feira, 14, que o Brasil poderia adotar o semipresidencialismo, trocando de sistema de governo com uma “intervenção mínima”, sem que fosse realizado um plebiscito.

Mendes é autor de uma minuta de proposta de emenda à Constituição (PEC), enviada ao Congresso em 2017, que pede a mudança do sistema de governo. Para ele, isso diminuiria a tensão política que vem ocorrendo no país nos últimos anos.

No modelo sugerido pelo magistrado, o presidente tem menos poder e o Congresso escolhe um chefe de governo para ajudá-lo a governar.

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES: “O STF quer editar o povo brasileiro”, de J. R. Guzzo, artigo publicado na Revista Oeste

Apesar de ser partidário do semipresidencialismo, Gilmar Mendes admite que o Legislativo já tem muito poder. Tanto que, desde a redemocratização, dois presidentes já deixaram o cargo pelas mãos do Congresso.

“Isso sugere uma certa parlamentarização do presidencialismo. Por isso passamos a discutir a necessidade de talvez aprimorar o sistema de governo”, reflete o ministro. “Em uma ideia de fazer uma intervenção menos radical, uma cirurgia menos invasiva, temos especulado sobre o semipresidencialismo.”

Gilmar Mendes tem apresentado o projeto a todo parlamentar que tenta discutir com ele o governo Bolsonaro.

Ele também defende a continuidade da suspensão das coligações partidárias nas eleições gerais de 2022, enxugando, assim, o número de bancadas no Legislativo.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

31 comentários

      1. Estes ministros têm que sair!
        Assim, como está não pode continuar, estes ministros, invadiram os poderes, não respeitam mais ninguém! Existem forças por trás deles! Se não abrirmos os olhos, viraremos um país comunista!
        Ou cria-se tribunal supremo do exército para colocar ordem na casa, ou haverá uma guerra civil!

    1. Esse Gilmar é um dos cânceres do judiciário brasileiro. Essa escória não tem que se meter em nada não! CANALHA! Advogado de corruptos, quadrilheiros e de bandidos. Nossa Suprema Corte foi transformada num escritório de defesa dos foras da lei. Não vejo a hora desses lixos serem execrados da Corte. #ImpeachmentDaToga

  1. Vai se lascar abutre. Não faz o teu serviço que preste e ainda quer se meter no dos outros? Como diz o Malafaia, vai ler a Constituição.

    1. Lembremo-nos! ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA. Caso Bolsonaro não tome uma providência urgente e efetiva, ou seja, depurar os plenários do supremo, câmara e senado não vai governar e nem levar o Brasil a lugar nenhum. Se não cair! Ou toma uma decisão sem ser republicana e politicamente correta, deixando de usar da desculpa demagógica de respeito à uma democracia e uma constituição que não existem, ou, no mínimo, ameaçadas por hienas do stf e congresso, ou vai decepcionar 70 milhões de patriotas, que nele depositaram confiança e esperança de dias melhores para seus descendentes.

      1. Não estou mais aguentando estes corruptos nojentos pq o presidente não age logo meu Deus.

  2. Vamos então passar o tempo dos ministros do Supremo na Corte, para
    8 anos igual mandato de Senadores, em 2022 entraria em vigor a nova
    PEC do Supremo, faria uma Limpa naquela casa maldita, a começar por
    esse boçal, se julga deus , esta na hora de um cabo e um soldado.

    1. Isso que deve ser feito através de um plebiscito.Ele já vai sair .Vai para Portugal Gilmar com o nosso dinheiro. Interna num hospícício.

    2. Esse Vossa “escremencia” está gagá, não sabe mais o que diz. Esses advogados do STF viraram militantes políticos da esquerda. São fanfarrões.
      Nossa justiça está muito mal representada. São DESQUALIFICADOS, e imorais!
      #STFVergonhaNacional
      #STFVergonhaInternacional

  3. Juiz do STF tem que julgar o que lá chegar dentro da constituição. Mudar a constituição não é tarefa dele, nem sequer deveria opinar. Já que o povo não pode retirá-lo do poder ele poderia fazer um bem ao país e pelo menos ficar calado!

  4. Esse diminuto ministro não tem moral nenhuma para trazer qualquer sistema de governo à baila, tudo que sai de sua cabeça inapta e prejudicial ao povo. Quer tirar ainda mais os poderes de um presidente legalmente eleito pelo povo e colocar um auxiliar para ajudá-lo, ora, faça-me um favor Sr. ministro, procure algo de bom para fazer em sua instituição que está tão envergonhada pelo desserviço que lá presta.

      1. Esse boca de sapo é ridículo, como seus comparsas…caramba, esse momento entrará para a história do país, como o “ápice da roubalheira, ladroagem, da incapacidade dos supremos’ cortes nos direitos do povo…Jesus!!!nós socorre…
        #StfVergonhaInternacional
        #ForaTodoSTF

  5. Vamos também exigir um plebiscito para deposição dos elementos do STF e STJ e decretar eleições nas casas com exigências mínimas, ser Juiz com experiencia mínima de +20 anos em serviços.

  6. Os Ministros Acham que são Deuses, um Dia eles vão ter que dobrar seus Joelhos diante do Senhor Criador do Céus e da terra, e Vão ter que confessar seus Pecados que Não são Poucos, quero ver se Eles Vão escapar da Ira de Deus!

    1. Vai tratar .Esse sujeito perdeu a noção do tamanho dele .Esse cara acha que é quem? Vendedor de sentenças,protetor de bandidos do colarinho branco.VERME. Como diz o Augusto Nunes ,quero ver atravessar o Anhangabaú a pé.

  7. Esperar o que de um quadrúpede como esse? Certamente numa lista dos mais odiados do Brasil esse verme estará no topo. Por que não cria coragem e vai dar uma voltinha a pé na Avenida Paulista, ou na Avenida Atlântica, na Afonso Pena, e outras para sentir o quanto é adorado. CANALHA! Mil vezes CANALHA.

  8. A cara de pau deste pústula é inacreditável. Se não consegue derrubar o Presidente que lhe desagrada, então quer mudar o regime, inventar leis, tudo que é desonesto e podre para conseguir tirar o poder LEGÍTIMO que o povo deu ao Bolsonaro. MCCB, este cara!

  9. Acho que o próximo passo deveria ser o GILMAR BOCA DE CAÇAPA chamar o BOLSONARO para se encontrar na saída, mas acredito que vai faltar coragem.
    Como um MINISTRO da MAIS ALTA CORTE DE JUSTIÇA DE NOSSO PAÍS ser tão IDIOTA e não saber que existe o POVO e que ele NÃO FOI ELEITO A NADA.
    Como falta CARÁTER para estes caras.

  10. Já que ele ousa querer, eu também declaro minha vontade: quero sorvete de abóbora com cobertura de coco… para degustar num banco da praça, enquanto faço elucubrações sobre a miséria de determinadas pessoas que insistem em nos indicar caminhos sem sentido.

  11. O que mais esses ministros do stf (de agora em diante, só vou escrever o nome dessa gente em minúsculas) farão para se antagonizar com o povo? Até quando?

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês