Maia diz que Deltan deixou claro que Lava Jato é um 'movimento político'

Em 5 jul 2020, 11:55

Maia diz que Deltan deixou claro que Lava Jato é um ‘movimento político’

5 jul 2020, 11:55

Presidente da Câmara também disse que Conselho Nacional do Ministério Público precisa “começar a punir”, porque, segundo ele, o CNMP tem gerado  impunidade

Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) | Foto: Reprodução/Prerrogativas

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse neste sábado, 5, que o coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, “deixou muito claro” que a operação é um movimento político.

A declaração de Maia foi dada durante uma live promovida pelo grupo de juristas “Prerrogativas”.

“Ontem, o procurador Deltan deixou muito claro que é um movimento político, pois ele disse que as ações contra a Lava Jato são para prejudicar a candidatura de Moro em 2022. Está muito claro qual o jogo que está sendo jogado”, criticou o presidente da Câmara.

Na sexta-feira, 3, Dallagnol concedeu uma entrevista à CNN Brasil dizendo que, com a saída de Moro do ministério da Justiça e Segurança Pública, “passou a interessar ao governo e aos seus aliados a desconstrução do ex-ministro Sergio Moro e da Lava Jato”.

Segundo o procurador, Moro “é símbolo” e existe o receio “de que ele venha eventualmente a concorrer em 2022”.

LEIA MAIS: Discussão sobre 2ª instância volta a ganhar força no Congresso

Visita da subprocuradora em Curitiba

Ao comentar divergências entre a força-tarefa da Lava Jato e a Procuradoria Geral da República, Rodrigo Maia criticou a reação da força-tarefa da Lava Jato à visita da subprocuradora Lindôra Araújo para obter detalhes sobre as ações em Curitiba.

“Tem alguns ambientes no nosso país acham que estão acima de Deus. Que não podem ser fiscalizados. Nosso Conselho Nacional do Ministério Público precisa começar a funcionar, precisa começar a punir. Acho que este é um debate que a gente precisa fazer. A constituição do CNMP, do jeito como ele está montado, tem gerado mais impunidade do que qualquer outra coisa, porque ali nada acontece”, disse o deputado.

Eleição de 2018

Para Maia, a eleição de Bolsonaro em 2018 é um “subproduto do lavajatismo”.

Na avaliação dele, o campo que foi construído pelos defensores do combate à corrupção “acabou obrigado a agregar nele”, muito mais pelo rápido crescimento da candidatura de Fernando Haddad, “que rapidamente atingiu 16%”.

“Rodrigo Felinto” e “David Samuel”

Na quarta-feira, 1º, o jornal digital Poder360 revelou que em, dezembro de 2019, Maia deputado foi citado em uma denúncia da Lava Jato sobre doações a campanhas políticas.

Os autores da denúncia “camuflaram” o nome de Maia, usando Rodrigo Felinto. Na ocasião, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre foi chamado de David Samuel.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

14 Comentários

  1. Maia sabe que a melhor defesa é o ataque. Deltan, da mesma forma que o Moro, quer usar a Lava Jato como palanque político.

    Responder
    • No meu entendimento, Sr. Rodrigo Maia, quando replicou o comentário do principal promotor da Lava-jato, direcionou um viés político para os processos da lava-jato.

      Responder
  2. O Moro, por motivos óbvios, nunca terá o apoio das esquerdas. Com a sua saída do governo, de maneira inábil (para dizer o mínimo), não terá o apoio dos bolsonaristas. Uma eventual candidatura a um cargo majoritário, sofrerá forte rejeição.
    E o Rodrigo “Botafogo” Maia fala com essa desenvoltura porque se sente protegido pelos defensores do amigo. (Até quando?)

    Responder
  3. O Botafogo fala e legisla, ou quando é conveniente deixa de legislar, em causa própria. É até primária, pra não dizer outras palavras mais fortes, a forma deste sujeitinho agir.

    Responder
    • E o STF também não é?
      Uma das coisas boas da chegada de Bolsonaro a presidência, contra todos os prognósticos, foi o desencadeamento de quedas das máscaras. De repente, todo mundo ficou nu, ninguém consegue mais esconder seus sentimentos de inveja, rancor e avidez pelo poder.
      Sem dúvida, os piores personagens da República hoje são os membros do STF, associados aos presidentes das duas casas legislativas.
      Lula, FHC, Doria e outros espantalhos estão atônitos e mal conseguem dar grunhidos.

      Responder
      • Nào errou em nada no comentário! Parabéns

        Responder
  4. Acho bom o Botafogo começar a pensar no que vai fazer depois de 2022.
    Seu contrato não vai ser renovado pelo seu patrão: o povo.

    Responder
    • É muita desfaçatez dizer que a eleição do Bolso foi um subproduto da Lava-jato é estar preso em uma bolha para achar isso. As mídias sociais elegeram Bolsonaro e por isso o motivo de calá-las. Botafogo Alcolumbre são farinha do mesmo saco. Moro e a Lava Jato não terem chegado, ao que parece propositalmente, no PSDB e no 5TF está custando caro a depuração política.

      Responder
  5. Esse Botafogo eh uma excrescência nacional!!!

    Responder
  6. Porque ele não faz o mesmo cometário sobre o stf, que virou um tribunal político. O botafogo está é com medo, pois a água está chegando em seu pescoço.

    Responder
  7. PRIMEIRO RODRIGO MAIA NAO TEM MORAL ALGUMA PARA CRITICAR QUE M QUER QUE SEJA, ALÉM DE DELATADO E COMPROVADO CONFORME OS AUTOS , ESSE ELEMENTO ESTÁ SEGURANDO O PROCESSO DO FORO PRIVILEGIADO (JA APROVADO PELO SENADO) DESDE FEVEREIRO D 2019.
    QUER QUE DESENHE?…

    Responder
  8. Maia, 1 conselho: para agradar seu pai, foque nesta semana em FOGO AMIGO. O CENTRÃO já te descartou pois estás numa encruzilhada Se corroborar o senado decapitado neste casuismo, a política acabou pra você no q diz respeito à votos. O “mecanismo” ñ perdoa vacilões e bundões e já tem o Fernando Bezerra, outro bandido, como futuro “poste”. Escolha seu DESTINO Botafogo. Como Aécio e Renan, seu FORO vai chegando ao precipício.

    Responder
  9. Todas as máscaras estão caindo com a vacina POVO. Se Bolsonaro vacilar roda tbm.
    Mas olha, o cara tem chulé, peida alto e fedendo, é controverso mas ñ antagônico..Este ñ se corromperá nunca parece. É problema p quem estava aí. O POVO trabalhador e HONESTO teme q o Capitão seja alvejado antes de 22, qdo terá 100 milhões de votos.

    Responder
  10. Do submundo político você é mestre, não é Sr. Pandemaia?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias