2/3 dos jovens do Reino Unido defendem o socialismo

É o que mostrou pesquisa do Instituto de Assuntos Econômicos
-Publicidade-
Movimento é crescente no país
Movimento é crescente no país | Foto: Steinar/Flickr

Apesar de 11 anos de governos do Partido Conservador, o socialismo no Reino Unido parece estar ganhando força. Dois terços dos jovens daquele país apoiam o socialismo, mostrou pesquisa do Instituto de Assuntos Econômicos (IEA, na sigla em inglês), publicada na quinta-feira 8. A pesquisa abrangeu as chamadas gerações Millennials e Z. Conforme o estudo, 67% disseram preferir um governo de esquerda e 75% concordam com a afirmação segundo a qual “o socialismo é uma boa ideia, mas falhou no passado porque foi mal feito”.

A pesquisa mostra, ainda, que a maioria do público-alvo associa a ideologia socialista ao trabalhador e à justiça. O IEA também descobriu que três quartos dos entrevistados acredita que a mudança climática é um problema especificamente capitalista, apesar de o maior poluidor do mundo ser a China comunista. Outros 78% disseram que o livre mercado era o culpado pela crise imobiliária da Grã-Bretanha, e não pela migração em massa que ocorreu no início dos anos 2000, pressionando o sistema habitacional britânico.

Em um cenário mais perturbador, 72% se manifestaram a favor da nacionalização de setores como a energia, a água e as ferrovias, enquanto a mesma porcentagem se opunha a qualquer envolvimento privado no sistema de saúde socializado da Grã-Bretanha. “Esses resultados mostram que ‘Socialismo Milenar’ não é apenas um vibe da mídia social”, observou Kristian Niemietz, coordenador da pesquisa. “Trata-se de uma mudança de atitude a longo prazo, que não irá desaparecer por si mesma”, acrescentou, ao manifestar preocupação.

-Publicidade-

Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site