200 prédios estão em chamas na região russa da Sibéria

Incêndios foram causados por quedas na rede de energia elétrica
-Publicidade-
A região de Krasnoyarsk fica na Sibéria
A região de Krasnoyarsk fica na Sibéria | Foto: Reprodução/Agência Tass

Cerca de 200 prédios estão em chamas na região russa de Krasnoyarsk, na Sibéria. De acordo com as informações das autoridades locais, pelo menos cinco moradores morreram.

“O fogo se espalha por mais de 16 regiões habitadas e cerca de 200 edifícios, incluindo várias serrarias e uma creche, que estão pegando fogo”, afirmou o Ministério de Situações de Emergência da região, neste sábado 7. “Já há vários mortos.”

-Publicidade-

Segundo a AFP, as autoridades qualificaram a situação como “difícil” e estabeleceram estado de emergência. Os números oficiais citam cerca de 300 moradores e mais de 90 veículos estão envolvidos na extinção dos incêndios. “A tarefa é complicada pelas condições climáticas, pois ventos fortes aceleram a propagação das chamas e impedem sua extinção”, acrescentou o ministério local.

Alexander Uss, governador das regiões, especificou em comunicado que os incêndios na Sibéria foram causados por ventos que em algumas regiões chegaram a 40 metros por segundo (quase 150 quilômetros por hora). Isso fez com que “a queda de árvores e de linhas de energia” resultassem em “incêndios declarados simultaneamente em várias áreas do território de Krasnoyarsk”, disse em comunicado.

Os ventos devem permanecer com essa intensidade por “pelo menos 4 a 6 horas”, conforme a estimativa das autoridades. Uss pediu ajuda aos territórios vizinhos, mas disse que, na melhor das hipóteses, isso não acontecerá por algumas horas”.

O governador ordenou o corte da energia em uma parte do território da região, deixando apenas instalações de sobrevivência, como postos de gasolina e sistemas de abastecimento de água com fornecimento de eletricidade.

Nas áreas mais afetadas, “serão abertos abrigos temporários e as pessoas receberão assistência médica e psicológica”, afirmou. A Sibéria passou por vários incêndios devastadores nos últimos anos.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.