3 métodos para conseguir um ‘sonho lúcido’

Prática estabelece uma ponte entre a nossa consciência e o mundo dos sonhos
-Publicidade-
Foto: reprodução Pixabay
Foto: reprodução Pixabay

Num sonho lúcido, a pessoa tem consciência de que está sonhando. Dessa forma, quem sonha pode, com algum treino, controlar o próprio sonho e eventualmente sair dele. O que pode ser muito útil em caso de pesadelos recorrentes. As pesquisas sobre os sonhos lúcidos ainda estão no início e projetam caminhos promissores para a compreensão de um campo do conhecimento tão pouco explorado pela ciência. Estas são algumas técnicas que podem ajudar você a controlar seu sonho:

Teste de realidade – Transforme em hábito checar se certas coisas simples são possíveis. Por exemplo: mantenha as mãos afastadas e imagine que você tenta apertar a palma de uma mão com os dedos da outra. E, quanto mais você tentar esse gesto impossível enquanto estiver acordado, mais provavelmente vai tentar realizar quando estiver sonhando. Quando perceber que está conseguindo realizar o que não conseguia fazer acordado, terá a consciência de que está sonhando.

-Publicidade-

WBTB (Wake Back to Bed, ou Acorde de Volta para a Cama”) — Sonhos lúcidos acontecem durante os sonos REM, que ocorrem geralmente duas a três horas antes que você acorde. Esta técnica consiste em colocar o despertador para tocar duas ou três horas antes do momento em que você precisa se levantar. Se você for despertado no meio de um sonho, volte a dormir desejando conscientemente retornar a ele. Com algum treino, você poderá retornar em modo lúcido.

Mild (Mnemonic Induction of Lucid Dreams, ou Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos) – É mais simples ainda: antes de dormir, repita muitas vezes a frase: “Da próxima vez que eu sonhar, vou lembrar que estou sonhando”. Ensine seu cérebro a se tornar consciente. O artista/comediante Dave Green costuma ir para a cama repetindo mentalmente a si mesmo: “Hoje eu vou ter um sonho lúcido e criar um desenho”.

Para saber mais sobre os sonhos lúcidos, leia a coluna sobre o assunto na Revista Oeste

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.