5 mil exoplanetas para explorar

Astrônomos acreditam que existam "centenas de bilhões" de exoplanetas espalhados pela Via Láctea e por outras galáxias
-Publicidade-
Representação artística de um exoplaneta. (Imagem: reprodução Flickr)
Representação artística de um exoplaneta. (Imagem: reprodução Flickr)

Há apenas 30 anos foi descoberto o primeiro exoplaneta. Ou seja, o primeiro planeta fora do sistema solar. Hoje, a Nasa já tem 5 mil corpos celestes catalogados no seu Arquivo de Exoplanetas. Só nesta semana, mais 65 planetas entraram para o catálogo.

Mas tudo isso é muito pouco. Segundo reportagem do jornal The Times, astrônomos acreditam que existam “centenas de bilhões” de exoplanetas espalhados pela Via Láctea e por outras galáxias. A possibilidade que muitos deles tenham as condições de abrigar seres vivos é enorme.  Entre os mais de 5 mil já descobertos, 35% são aproximadamente do tamanho de Netuno. E 30% são “gigantes de gás”. Quatro por cento possuem o tamanho e o formato da Terra.

-Publicidade-

Mais exoplanetas deverão ser descobertos com o lançamento do telescópio Nancy Grace Roman, em 2027.  A missão Ariel, da Agência Espacial Europeia, em 2028, vai estudar suas atmosferas. “Tenho uma sensação real de satisfação e admiração pelo que está por aí fora”, disse o astrônomo William Borucki. “Nenhum de nós esperava essa enorme variedade de sistemas planetários e estrelas. É simplesmente incrível.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.