-Publicidade-

A perigosa versão ‘gourmetizada’ do stalinismo

Cultura do cancelamento pauta artigo de Bruno Garschagen
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução | cancelamento - stalinismo - bruno garschagen

Cultura do cancelamento pauta artigo de Bruno Garschagen

cancelamento - stalinismo - bruno garschagen
Foto: Reprodução

Líder da União Soviética que, entre outras ações, apagava opositores das fotos oficiais, Josef Stalin é citado no artigo assinado pelo cientista político Bruno Garschagen e publicado na edição desta semana da Revista Oeste. Afinal, o colunista entende que o mundo enfrenta versão “gourmetizada” do stalinismo.

Leia mais: “O ‘capitalismo não é vilão de HQ’”

No texto, Garschagen analisa a “cultura do cancelamento” que toma conta das redes sociais e de manifestações em ruas de diversos países. Ele observa que essa tipo de movimento atrapalha, justamente, conteúdos relativos ao ambiente cultural. Nesse sentido, ele cita o dramaturgo e escritor irlandês George Bernard Shaw — que simpatizava com figuras autoritárias.

O colunista afirma, entretanto, que para o bem da história e da cultura é preciso separar opiniões pessoais da obra produzida. “[Shaw] teceu loas ao que de pior emergiu no século 20: Lenin, Stalin, Hitler, Mussolini. Se o escritor fosse vivo e mantivesse a posição, suas ideias deveriam ser condenadas e combatidas. Mas a obra literária que ele deixou é maior do que a utopia que defendeu e os infames que elogiou”, escreve Garschagen em trecho do artigo “O ‘cancelamento’ contra a arte.”

https://revistaoeste.com/o-cancelamento-contra-a-arte/

__________________

Revista Oeste

Além da análise de Bruno Garschagen que atenta para os riscos da cultura do cancelamento, a nova versão do stalinismo, a 30ª edição da Revista Oeste conta com reportagens especiais e artigos exclusivos de profissionais como J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste é mantida por sua própria comunidade de leitores. Para se tornar assinante da publicação digital, que apresenta uma nova edição por semana, basta clicar aqui e escolher o plano. Assim, você irá “direto ao ponto” e terá acesso às melhores reportagens e aos melhores colunistas da imprensa brasileira.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês