Revista Oeste - Eleições 2022

A promessa de Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos disse que está disposto a usar a força para defender Taiwan em caso de invasão da China
-Publicidade-
O presidente dos Estados Unidos está em viagem à Ásia
O presidente dos Estados Unidos está em viagem à Ásia | Foto: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira, 23, que está disposto a usar a força para defender Taiwan em caso de um ataque da China. “Esse é o compromisso que assumimos”, disse Biden.

O líder norte-americano declarou que a política não dá à China o direito de tomar Taiwan à força. “Esse pensamento simplesmente não é apropriado”, emendou. Segundo ele, a tomada à força de Taiwan “seria mais uma ação semelhante ao que aconteceu na Ucrânia”.

Biden — que está em viagem pela Ásia — se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, para discutir a cooperação entre os dois países.

-Publicidade-

Em comunicado, a Casa Branca informou que os líderes discutiram “questões bilaterais, regionais e globais”. Eles assumiram o compromisso de “enfrentar os desafios de segurança, incluindo os programas de mísseis balísticos e nucleares da Coreia do Norte e o comportamento cada vez mais coercitivo da China, que contraria o direito internacional”.

Segundo o governo norte-americano, “uma forte aliança EUA–Japão é a pedra angular da paz e da estabilidade na região do Indo-Pacífico”. Biden e Kishida “concordaram em aprofundar a cooperação em áreas como tecnologias emergentes, segurança da cadeia de suprimentos e energia limpa”.

Leia também: “A ‘nova ordem mundial’ de Biden”, texto publicado na edição 109 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Só vai ficar na promessa como sempre. Quem manda é a você. Por falar nisso por onde anda os 20 bilhões de dólares prometidos para a amazônia. Essa turma da esquerda caviar é só papo furado.

  2. Será mesmo? Quem autorizou a saída prematura e covarde das suas tropas em solo afegão faria isso? Ou é mais um delírio do pior presidente dos EUA de todos os tempos?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.