Uma espécie de água-viva venenosa com 24 olhos e que pode matar em poucos minutos foi encontrada na China. Uma equipe liderada pela Universidade Batista de Hong Kong (HKBU) fez a primeira descoberta da nova espécie marinha, em uma lagoa na Reserva Mai Po.
A nova espécie de água-viva tem o corpo completamente transparente, possui três tentáculos longos, é altamente venenosa e mede menos de 1 polegada. Os cientistas coletaram amostras em um lago, pesquisaram durante três anos e descobriram a nova espécie marinha.
O animal encontrado foi apelidado de Tripedalia maipoensis e pertence à família Tripedaliidae, um dos seres marinhos mais perigosos.
“Nomeamos a nova espécie de Tripedalia maipoensis para refletir a sua localidade, onde a nova espécie foi encontrada pela primeira vez”, afirma Qiu Jianwen, professor do Departamento de Biologia da HKBU.
Água-viva encontrada na China pode matar em minutos
Os tentáculos da água-viva têm formato de remo, o que possibilita que a espécie se locomova em alta velocidade no mar.
Ela libera uma toxina altamente venenosa que pode causar paralisia, falência cardíaca e até morte em questão de minutos.
Os 24 olhos são divididos igualmente em quatro grupos de seis, localizados dentro dos órgãos sensoriais chamados “Ropálio”, em cada lado do sino.
Alguns pesquisadores afirmam que dois olhos da espécie possuem lentes que permitem a formação de imagens. Enquanto isso, os outros quatros só conseguem sentir a luz.
Vídeo postado pela Universidade Batista de Hong Kong mostra a coleta e o funcionamento das águas-vivas. Confira: