Revista Oeste - Eleições 2022

Alberto Fernández paga para encerrar processo por festa na pandemia

Presidente da Argentina teve de lidar com a Justiça, em razão de aniversário da primeira-dama no auge da quarentena no país
-Publicidade-
Aniversário da primeira-dama em 2020 gerou críticas entre a população confinada na Argentina
Aniversário da primeira-dama em 2020 gerou críticas entre a população confinada na Argentina | Foto: Reprodução

Atual presidente da Argentina, Alberto Fernández fechou acordo com a Justiça do país para encerrar um processo em razão de uma festa durante o auge do combate local ao coronavírus. Na segunda-feira 23, o mandatário aceitou fazer uma doação como forma de compensação por potenciais danos causados pelo jantar de aniversário da primeira-dama, Fabiola Yañez, em 2020.

Fernández e a mulher aceitaram pagar 3 milhões de pesos (cerca de R$ 117 mil) ao Instituto Malbrán, que se dedica a pesquisas bacteriológicas e elaboração de vacinas. Segundo a imprensa local, o presidente vai recorrer a um empréstimo bancário para arcar com a dívida.

Em 14 de julho de 2020, Fernández apareceu numa foto compartilhada nas redes sociais, junto com a mulher e outros convidados da festa, realizada na residência oficial em Olivos. A celebração gerou uma onda de críticas em meio ao combate à covid-19 no país, no momento em que a população argentina enfrentava uma quarentena rigorosa.

-Publicidade-

Na oportunidade, o presidente da Argentina se desculpou publicamente. No entanto, grupos da sociedade civil apresentaram queixa à Justiça contra Fernández e a primeira-dama.

Na última semana, o promotor Fernando Domínguez aceitou a proposta do presidente de pagar 1,6 milhão de pesos referente a sua parte e mais 1,4 milhão de pesos por sua mulher. Desta forma, encerra formalmente o caso na Justiça.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.