Revista Oeste - Eleições 2022

Allan dos Santos: Ministério da Justiça envia ao STF resposta sobre extradição

Pasta informou ao ministro Alexandre de Moraes que aguarda posicionamento dos Estados Unidos
-Publicidade-
O jornalista Allan dos Santos | Foto: Divulgação/Agência Brasil
O jornalista Allan dos Santos | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Ministério da Justiça (MJSP) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarda o recebimento de informações dos Estados Unidos sobre o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos. Conforme a pasta, o Itamaraty ainda não enviou uma resposta sobre os dados solicitados aos EUA.

-Publicidade-

A resposta do MJSP chegou à Corte na segunda-feira 28, depois de determinação do ministro Alexandre de Moraes, que cobrou um posicionamento da pasta sobre o caso. Segundo o MJSP, o pedido de informações sobre o procedimento foi feito em dia 15 de março ao Itamaraty.

No texto, o MJSP sustenta que o processo de extradição segue a lei norte-americana, mais demorada: “Deste modo, a decisão judicial da autoridade norte-americana, ao contrário do que ocorre no Brasil, não se restringe a formalidades de um juízo delibatório, o que implica, normalmente, lapso temporal relativamente maior à média de tempo do processo extradicional no STF.”

Jornalista Allan dos Santos sob cerco

Em junho de 2020, Allan dos Santos deixou o Brasil após ter sido incluído em dois inquéritos do STF: o que apura a divulgação de supostas fake news e ataques a ministros da Corte. Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista. Além disso, mandou o MJSP iniciar a “imediata” extradição de Allan dos Santos.

Leia também: “A censura reinventada”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 105 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

37 comentários Ver comentários

  1. Há muito tempo deixei de acreditar na palavra democracia em nosso país. Votamos em candidatos escolhidos pelos caciques dos partidos, temos 11 velhos ladrões, corruptos e desonestos, “tomando conta” da constituição. Temos um ladrão, cachaceiro e analfabeto, condenado e descondenado ameaçando voltar ao poder, juízes e desembargadores presos e ou aposentados por roubos, verdadeiro gângsters com poder de decidir sua vida! Esse país é um puteiro a céu aberto. Uma verdadeira casa de puto governado por sacanas,ladrões, despreparados,incompetentes, desonestos e lesas-pátria!

  2. A perseguição ao jornalista é mais uma demonstração de como Alexandre de Moraes não suporta a liberdade de opinião. Dentro desse contexto, seria prudente o ministro mandar prender todos os democratas brasileiros. A pergunta que faço é até quando Alexandre de Moraes acredita que poderá levar adiante a sua ignorância jurídica e sua valentia ainda garantida pelos demais poderes. Para tudo há um limite>

  3. Se tivéssemos políticos minimamente interessados no bem estar do Brasil e seu povo, este Alexandre não teria sequer sido cogitado paa ministro. Ele está mais para advogado do PCC. Infelizmente …

  4. Fala-se sempre que os culpados são aqueles que elegem os senadores/deputados.
    Qual a opção: dos 513 deputados elegemos somente 37. Que compromisso têm os demais 476 com seus “eleitores”. Quem se apresenta como candidatos a senador senão aqueles cooptados pelo caciques dos partidos? Quais opções. Como selecionar nosso representante enquanto não houver o voto distrital??

  5. EUA NÃO É BRASIL!!!!
    STF DESCONHECE A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL NOTADAMENTE O SR. ALEXANDRE DE MORAIS – VULGO XERIFÃO!!!!

  6. STF deve ser lembrado que exercem cargos por indicação. Vivem como semi-deuses ou em uma nuvem, aquém da realidade.
    Transparência seria um bom começo.
    Alexandre de Moraes persegue claramente o Governo Bolsonaro e quem os acompanha! Somos muitos e o risco do fim dos deuses pode estar próximo.

  7. Alexandre Moraes delinque. Ele não está apenas atacando o deputado Daniel Silveira, o jornalista Allan dos Santos, ou o presidente do PTB, Roberto Jefferson. Ele está ATACANDO a DEMOCRACIA e as INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO BRASIL. Está transformando em CACOS uma constituição que, boa ou má, foi VOTADA LEGITIMAMENTE por uma assembléia constituinte! Terá sido para isto que fizemos a abertura política no final do regime militar?? Terá, concidadãos??! Não há ATO MAIS ANTIDEMOCRÁTICO DO QUE IGNORAR A CONSTITUIÇÃO DE UM PAÍS!

  8. Alexandre de Moraes está pondo o Brasil de joelhos e o Senado, covarde, omite-se na sua missão de representar o povo e salvaguardar a democracia contra ataques de seres como esta escolha infeliz de Temer.

  9. Está sendo perseguido por de direita conservadora e ser um defensor do governo federal.
    Sob os olhares coniventes e acovardados dos senadores em geral,principalmente do presidente do congresso,PACHEQUIM.

  10. Moraes cadê a tua valentia? Dá logo 48 horas para os Estados Unidos prender e extraditar o Allan dos Santos. Não é assim que vc resolve as coisas?

  11. O citado “motivo” para extradição do Allan, não existe, pois o jornalista, não cometeu nenhum crime, aliás, igual ao personagem Joseph K, do livro de Franz Kafka, O Processo, ele é acusado de um crime inexistente, pois se o mesmo ofendeu o Supremo, caberia apenas um processo cívil, nada mais.

  12. Concordo. A resposta do ministério deveria ser: N cabe esse pedido pois sua ação é inconstitucional, assim como todo esse processo q vc insiste em dar andamento sem qq base jurídica. Falta MWCHO PARA PEITAR ESSE CIDADÃO.

  13. Traduzindo o que disse o ministério da justiça: “Lá não é p*teiro igual a suprema corte do Brasil, lá ainda existe justiça e o processo legal demora.”

  14. Pois então, a Anita mandou o ministro cagar, desafiou e o caralho, e não acho que deveria ser presa, da mesma forma que o Allan Santos ou qualquer outro. E a gente fica vendo ministros do STF, o Barrosinho, pichando o regime militar.kkkk

  15. A culpa dessa vergonha estar acontecendo é dos senadores corruptos. Não chega a 30 senadores que prestam. Desses 30, 15 tem medo de apanhar do Fio Terra, do Pedófilo e da Arara Saltitante. Tem que tirar o Pedófilo de lá porque o Fio Terra e a Arara Saltitante só daqui há 5 anos.

    1. A culpa dessa vergonha é de quem elege os senadores corruptos. Os mesmos que elegem os picaretas que indicam essas coisas para o Supremo.
      Resumo: a culpa é do povo que elege esse nível deplorável de representantes políticos.
      Enquanto não identificarmos corretamente o problema, nunca chegaremos à solução dos problemas.

    1. A culpa dessa vergonha é de quem elege os senadores corruptos. Os mesmos que elegem os picaretas que indicam essas coisas para o Supremo.
      Resumo: a culpa é do povo que elege esse nível deplorável de representantes políticos.
      Enquanto não identificarmos corretamente o problema, nunca chegaremos à solução dos problemas.

    1. Acho que o presidente deveria dar a proteção do governo brasileiro ao deputado, contra quaisquer inimigos (Alexandre de Morais) domésticos ou estrangeiros. O presidente deveria também proibir a PF de cumprir ordens ilegais inconstitucionais. A AGU se encarregaria de analisar as ordens.

  16. Acho que o sinistro Xan D deveria mandar prender os Estados Unidos… Bobagem por bobagem, a minha não prejudica ninguém…

  17. Vergonha. Se tivesse homem nesse ministério da justiça simplesmente mandava o alexandre imoraes cagar. Situação patética. Inconstitucional. Abusiva. Sem pé nem cabeça. Enquanto tiverem ratos que fiquem de 4 pra uma besta quadrada como esse ministro o brasil vai continuar sendo essa VERGONHA.

    1. Amigo , os senadores q permitem essa Zona, temos q escolher bem os senadores, só este caminho temos, enquanto o Senado n por ordem vai continuar assim, tem w acabar com decisões monocraticas todas as decisões do STF tem q ser colegiadas, hoje um ministro do STF manda mais q o presidente….!!!

      1. Sim, Laercio, escolher senadores dentro do menu que os DONOS DE PARTIDOS nos deixam escolher? E rezar pras URNAS INDEVASSÁVEIS da bichona louca do barrosão não roubar nossos votos? Desculpe mas acho que desse jeito não vamos mudar nada nem hoje nem em 200 anos.

  18. Algum parlamentar ranzinza vai querer que o Biden mande seu governo responder em 48 horas, sob pena de pedido de impeachment contra o presidente norte-americano?

  19. Esse é o tipo do ministro desmoralizado, ninguém dá a mínima pro que ele diz. Se fosse outro o presidente do senado, certamente já o teriam colocado no olho da rua.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.