‘Anvisa’ britânica aprova medicamento anticovid

O molnupiravir impede que o coronavírus se replique
-Publicidade-
A pílula é mais eficaz se tomada no estágio inicial da infecção
A pílula é mais eficaz se tomada no estágio inicial da infecção | Foto: Divulgação/Merck

A “Anvisa” do Reino Unido autorizou nesta quinta-feira, 4, o uso de uma pílula antiviral contra o novo coronavírus chamada molnupiravir. O medicamento foi desenvolvido pelas farmacêuticas MSD e Ridgeback Biotherapeutics. Um ensaio clínico mostrou que a droga reduziu hospitalizações por covid-19 em quase metade dos pacientes adultos (775) que participaram da pesquisa — a primeira dose dada a um voluntário no estudo foi administrada no Reino Unido.

No comunicado, a agência reguladora, que é a primeira no mundo a usar o fármaco, explicou: “O antiviral Lagevrio (molnupiravir) é seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte em pessoas com covid-19 leve a moderado que apresentam risco aumentado de desenvolver doença grave”. Com base nos levantamentos das fabricantes, a “Anvisa” estrangeira informou que a pílula é mais eficaz se tomada no estágio inicial da infecção.

Como funciona?

-Publicidade-

Em linhas gerais, o molnupiravir impede que o coronavírus se replique no corpo humano. Virologistas contratados pela fabricante do remédio declararam ter esperança de que, além de diminuir o risco de as pessoas desenvolverem sintomas graves da covid-19, o medicamento também possa ajudar a reduzir a transmissão do patógeno. Administrada oralmente, a pílula é mais fácil de usar em comparação com os anticorpos monoclonais, um tratamento injetável.

Leia também: “A solução que venceu a ideologia”, reportagem publicada na Edição 3 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.