Após sanções da UE, Bielorrúsia proíbe entrada de representantes europeus no país

Ministério das Relações Exteriores informa que mais medidas de retaliação devem ser tomadas
-Publicidade-
Alexander Lukashenko não está satisfeito com a União Europeia
Alexander Lukashenko não está satisfeito com a União Europeia | Foto: Reprodução/Flickr

A Bielorrússia proibiu a entrada de representantes de países-membros da União Europeia (UE) em seu território. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a decisão ocorre em razão das sanções impostas pelo bloco europeu aos bielorrussos. “Em resposta [às sanções], será proibida a entrada na Bielorrússia de representantes de estruturas europeias e pessoas dos países da União Europeia”, informou, em nota. “O lado bielorrusso continua elaborando outras medidas de resposta, inclusive de caráter econômico.”

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo da Bielorrússia espera que os representantes políticos da UE e seus países-membros percebam “a desvantagem e a futilidade de decisões sobre a aplicação de uma abordagem de força” nas relações com Minsk. “As propostas do lado bielorrusso para o desenvolvimento do diálogo, interação e cooperação com a União Europeia, com base nos princípios de igualdade e respeito mútuo, permanecem em vigor”, ressalta, em comunicado.

O motivo das sanções

-Publicidade-

Em 23 de maio de 2021, um voo da companhia aérea Ryanair realizou pouso de emergência devido a uma ameaça de bomba, que mais tarde se revelou falsa. O Ministério do Interior da Bielorrússia confirmou que, a bordo, estava Roman Protasevich, fundador de um canal no Telegram qualificado como “extremista” por Minsk.

Um dia depois, os líderes da UE tomaram a decisão de fechar seu espaço aéreo para os aviões bielorrussos e também recomendaram às companhias aéreas europeias que evitassem voos sobre o território da Bielorrússia.

Leia também: “União Europeia endurece sanções contra Bielorrússia”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site