Arábia Saudita condena estudante por postagens ativistas no Twitter

Salma al-Shehab foi sentenciada a 34 anos de cadeia
-Publicidade-
Salma al-Shehab foi detida no país natal dias antes de voltar para a Europa
Salma al-Shehab foi detida no país natal dias antes de voltar para a Europa | Foto: Divulgação

Uma estudante foi condenada na Arábia Saudita a 34 anos de prisão por manter uma conta do Twitter e seguir e compartilhar postagens de dissidentes e ativistas. Salma al-Shehab foi detida no país natal dias antes de voltar para a Europa, depois de um período de férias.

A saudita, que tem 34 anos e é mãe de dois filhos pequenos, foi inicialmente condenada a seis anos de prisão. Mas um recurso interposto por um promotor na semana passada, citando outras acusações, levou a uma nova sentença — de 34 anos na cadeia, seguidos por uma proibição de viagens pelos 34 anos seguintes.

As novas acusações incluem a alegação de que Shehab estava auxiliando indivíduos que “buscavam criar tumulto e desestabilizar a segurança civil e nacional”, ao seguir suas contas no Twitter e compartilhá-las, informou o jornal britânico The Guardian.

-Publicidade-

De acordo com a Organização Europeia Saudita para os Direitos Humanos, Shehab não era conhecida como ativista, nem na Arábia Saudia nem na Europa. Sua conta no Twitter, aberta em 2010, mistura fotografias de seus filhos pequenos e posts de dissidentes sauditas exilados pedindo a liberdade de prisioneiros do país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.