Argentina aumenta imposto sobre exportações de óleo e farelo de soja

Medida faz parte de um plano para tentar controlar a inflação
-Publicidade-
Alberto Fernández é presidente da Argentina
Alberto Fernández é presidente da Argentina | Foto: Reprodução/Flickr

Para tentar amenizar a inflação, a Argentina aumentou os impostos sobre as exportações de óleo e farelo de soja. A alíquota subiu 2%, indo para 33%. A taxação vigora até 31 de dezembro.

O governo do país criou, no sábado 19, um fundo que será alimentado pelo extra gerado pela elevação das tarifas. A ideia é usar o montante para subsidiar os preços por trigo pagos pelos moinhos do país.

A Argentina aumentou esses impostos como parte de um conjunto de decisões batizada pelo governo argentino de “guerra contra a inflação”. Em 12 meses até fevereiro, a inflação argentina ficou em 52%.

-Publicidade-

Julián Domínguez, ministro da Agricultura, afirma que Alberto Fernández, presidente da Argentina, encarregou seus ministros de implementar medidas que tragam o preço do trigo a níveis anteriores à invasão russa à Ucrânia. Os dois países em conflito respondem por 30% das exportações globais de trigo.

Oito empresas respondem por 95% das exportações de óleo e farelo de soja. Domínguez pediu bom senso aos dirigentes das companhias e ressaltou que se trata de uma situação “absolutamente excepcional”.

Antes da criação do fundo, o Ministério da Agricultura argentino suspendeu o registro de vendas de exportação de óleo e farelo de soja. O governo revogou a medida nesta segunda-feira 21. Os dois itens juntos representam um terço dos embarques argentinos para o mercado externo, conforme os dados da câmara que representa o exportadores de óleo do país.

Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para  a Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.