As universidades fazem lavagem cerebral

É o que afirma Theodore Dalrymple, em entrevista publicada na Edição 93 da Revista Oeste
-Publicidade-
Theodore Dalrymple é colunista de Oeste
Theodore Dalrymple é colunista de Oeste | Foto: Reprodução/Flickr

Em entrevista publicada na Edição 93 da Revista Oeste, Theodore Dalrymple afirma que as universidades ocidentais fazem lavagem cerebral nos estudantes. De acordo com o psiquiatra britânico, isso ocorre especialmente nos cursos de Ciências Humanas.

Leia um trecho da entrevista

Recentemente, o senhor publicou um artigo em Oeste que aborda o tema da decadência do Ocidente. Em comparação com a ditadura chinesa, o que está acontecendo com a democracia no Ocidente? 

-Publicidade-

Com a derrocada da União Soviética, acabaram-se as ideologias políticas. Mas, de fato, o que aconteceu é que elas se desmembraram em ideologias identitárias sobre gênero, sexualidade, feminismo e racismo. Isso tem acontecido muito nas universidades. Eles fazem uma verdadeira lavagem cerebral nos alunos, especialmente na área de humanas. E são pessoas que depois também vão assumir cargos na administração pública. Já os chineses não estão preocupados com essas questões, na medida em que o que acontece lá, em um formato aprendido com os russos, é uma ditadura que não dá espaço para essas discussões. Eles mantiveram a estrutura ditatorial oriunda do período comunista, mas adotaram a economia de livre mercado. A população é livre para trabalhar e ganhar dinheiro, mas não para pensar. Não sei se é sustentável a longo prazo. Mas, certamente do ponto de vista de se tornar rico e poderoso, essa política funcionou e está funcionando.

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 93 da Revista Oeste vai além da entrevista com Theodore Dalrymple. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes e Branca Nunes, J.R. Guzzo, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Ives Gandra Martins, Janaina Paschoal, José Geraldo Barbosa Jr. e José Luiz B. Bevilacqua, Aguinaldo Silva, Ubiratan Jorge Iorio, Deonísio da Silva e Bruno Meyer.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.