O Papa Francisco classificou a Nicarágua como uma “ditadura grosseira”. O pontífice declarou que o ditador nicaraguense, Daniel Ortega, sofre de “desequilíbrio”, em entrevista ao jornal online argentino Infobae.
Francisco disse que o bispo Ronaldo Álvares, condenado a 26 anos de prisão pelo regime de Ortega pelo “crime” de fake news, é um homem “sério e muito capaz”. Álvares recusou o exílio nos Estados Unidos oferecido por Joe Biden. Na ocasião, 222 perseguidos políticos foram recebidos em solo americano.
“Temos um bispo na prisão, um homem muito sério, muito capaz. Ele quis dar o seu testemunho e não aceitou o exílio.”
Na ocasião, o ditador também expulsou 18 freiras das Missionárias da Caridade, ordem fundada por Madre Teresa, que trabalhava com os pobres da Nicarágua. Em relação ao bispo, Ortega disse que Álvarez se recusou a “obedecer às decisões do Estado”.
O papa ainda apontou que a ditadura da Nicarágua é como “trazer de volta a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura de Hitler de 1935 (…) São tipos de ditaduras grosseiras”. Os nicaraguenses enfrentam uma forte perseguição pelo governo de Ortega. Desde manifestantes a religiosos são alvos do regime comunista.
Na semana passada, o governo Lula se recusou a aderir a uma declaração, proposta pela Organização das Nações Unidas, que condena os crimes praticados pelo ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. O documento foi assinado por mais de 50 países.
Daniel Ortega suspende relações diplomáticas com Vaticano
Neste domingo, 12, Ortega confirmou a suspensão das relações diplomáticas com o Vaticano, depois que o Papa Francisco descreveu o regime adotado por Ortega como uma “ditadura grosseira” e apontou que Ortega tem “desequilíbrio”. O comunicado foi divulgado pelo governo da Nicarágua.
“Diante das informações divulgadas por fontes aparentemente ligadas à Igreja Católica, o Governo de Reconciliação e Unidade Nacional de nossa Nicarágua, Bem-aventurada e Sempre Livre, afirma que entre o Estado do Vaticano e a República da Nicarágua está suspensa as relações diplomáticas”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua.
“Nota-se como os meios de comunicação vinculados ao golpe terrorista que atacou e assassinou o povo nicaraguense em abril de 2018, foram os que divulgaram essas notícias distorcidas que nestes tempos são conhecidas como notícias falsas”, acrescenta o comunicado.
Ortega ordenou o fechamento da Embaixada do Vaticano em Manágua e da Embaixada da Nicarágua em Roma. O Vaticano disse que, embora os fechamentos não signifiquem automaticamente uma ruptura total nas relações entre Manágua e a Santa Sé, a decisão do ditador nicaraguense caminha em direção a essa possibilidade.
Arturo Mcfields, ex-embaixador da Nicarágua na Organização dos Estados Americanos (OEA), disse que a “ditadura da Nicarágua garante que ‘propôs’ a suspensão das relações com o Vaticano. Eles emitem uma declaração ambígua e concisa”.
Dictadura de Nicaragua asegura que "ha planteado" suspensión de relaciones con el Vaticano. Emiten ambiguo y escueto comunicado. pic.twitter.com/dRe4Yesld7
— Arturo McFields Yescas (@ArturoMcfields) March 12, 2023
Abaixo todas as ditaduras comunistas do Mundo 👹. Elas fazem parte do Inferno Vermelho que se instalou aqui na Terra
Senhor Francisco para o bem do que ainda resta da Igreja Católica mire-se no belo exemplo de Ratzinger e renuncie ou se não quer “descer da cruz” faça obsequioso silêncio e evidentemente menos estragos.
Esse papa falar e um cão evacuar não hâ diferença.
Como ficam os defensores da liberdade e da democracia que fazm o L?
E o Mula apoiando estes asqueroso ditadorzinho caribenho.
|Papa Francisco acordou de uma sonolência comunista.
Será que os isentões católicos, ou melhor, caóticos estão acordando de seus berços esplêndidos? Omissos são responsáveis pelo ditador mula desgovernando o país.
O desgoverno Mula já retirou em torno de 50.000.000.000 ( 50 bi) dos pobres, somente na retirada do décimo terceiro do Auxílio Brasil. Dinheiro que está fazendo e fará muita falta nas periferias das cidades mais miseráveis do Brasil.
Sim, mais de 20 milhões de famílias recebiam o décimo terceiro, vezes 48 meses de desgoverno mula dará um prejuízo em torno de 50 bi aos miseráveis. Dinheiro que vai para financiar presidentes ditadores, tais como: na argentina, com implantação de tubulação de gás de xisto (ambientalmente incorreto), enquanto que a Petrobrás está retornando gás nos poços. Não temos dinheiro para implantar tubulação de gás no Brasil e vamos financiar encanamento de gás de xisto na Argentina, com o objetivo de reeleger o amigo do mula, o tal Fernandez.
Então, vejamos. Se “Francesco” só agora (tardiamente) resolveu se manifestar contra a ditadura de Ortega e Lula não. Então por que “Francisco” insiste em apoiar o “Luladrao”?!
Não há uma incoerência aqui, “Santidade”?!
Custou em papa a condenar os atos do Ortega. O luladrão é o maior apoiador de tds os ditadores e tem cego q diz q é um democrata. Piada.
Francisco the Pope foi um poop desde de que a indicação mezzo a mezzo foi feita no melhor estilo italiano. Um poop da melhor cepa Albiceleste. Se João Paulo II foi pop este foi woke.
Ou Pope Francisco the Poop quis ser pop e acabou woke.
Falou que é ditador, Lula logo reverência!
Mas na minha opinião, pior que Lula, são os quem votaram e apoiaram ele !
Demorou hein, Francisco?
Claro que o Nine não vai condenar e nem falar nada contra o seu amiguinho pois ele está bem acima do cumpanheiro Papa comunista.