Avião de oligarca russo é apreendido pelos EUA

Dono da aeronave, Andrei Skoch é deputado do Parlamento russo e membro do partido favorável ao presidente da Rússia, Vladimir Putin
-Publicidade-
Airbus A319 do oligarca russo Andrei Skoch
Airbus A319 do oligarca russo Andrei Skoch | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA

Procuradores federais dos Estados Unidos obtiveram na segunda-feira 8 um mandado de apreensão para o avião Airbus A319, avaliado em US$ 90 milhões, de propriedade do oligarca russo Andrei Skoch. A decisão é parte das sanções que os EUA estão impondo à Rússia em decorrência da invasão ao território ucraniano. 

Skoch é deputado do Parlamento russo e membro do partido favorável ao presidente da Rússia, Vladimir Putin,, e, segundo promotores norte-americanos, dono da aeronave por meio de empresas de fachada. Neste momento, o avião está no Cazaquistão.

“Empresas de fachada internacionais não serão suficientes para esconder os frutos da corrupção e da lavagem de dinheiro”, disse Andrew Adams, procurador federal que lidera a força-tarefa KleptoCapture, do Departamento de Justiça, que visa os ativos dos oligarcas russos.

-Publicidade-

A relação do oligarca russo com a Justiça norte-americana, no entanto, é anterior à guerra. Skoch foi inicialmente penalizado pelo Departamento do Tesouro dos EUA, em 2018, por supostas ligações com grupos criminosos organizados russos. 

A apreensão de bens de oligarcas russos já vem sendo adotada pelos EUA há alguns meses. Em junho deste ano, por exemplo, um tribunal norte-americano emitiu mandados de apreensão de dois aviões de luxo do bilionário russo Roman Abramovich, ex-dono do time de futebol inglês Chelsea.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.