Barata do século 18 é encontrada dentro de livro

Pesquisadores deram o nome de Peri ao inseto
-Publicidade-
Barata do século 18 encontrada dentro de livro | Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
Barata do século 18 encontrada dentro de livro | Foto: Reprodução/Arquivo Nacional

Uma barata, inteiramente preservada, foi encontrada dentro de um livro que não era aberto desde o século 18, na Inglaterra. O documento estava sendo analisado por pesquisadores, quando se depararam com o inseto.

“Foi inesperado”, disse Oliver Finnegan, especialista do Arquivo Nacional, ao jornal The Guardian na quarta-feira 15. “A barata é maior do que parece nas fotos. O livro provavelmente não foi aberto ou examinado desde o século 18.”

O documento, que vai ser digitalizado, inclui informações de um navio negreiro francês, cartas não entregues, diários de bordo e contas de 35 mil navios usados em quase 15 guerras entre 1652 e 1817.

-Publicidade-

Segundo Finnegan, trata-se de uma barata americana, popularmente conhecida como “barata de navio”. O inseto é nativo da África, mas foi levado para outros continentes devido ao tráfico humano nos navios de escravos.

A barata estava tão preservada que, inclusive, foi possível identificar que era do sexo masculino. O trajeto do inseto começou na cidade de La Rochelle, na França, em 1743, de onde partiu o navio negreiro, e seguiu para a Guiné (na África).

A fim de retornar à França, a tripulação embarcou em outro navio levando o livro consigo. Porém, a embarcação foi apreendida por ladrões e enviada para a cidade de Plymouth, na Inglaterra.

“Quando o livro foi fechado, um clima perfeito foi criado para preservação do inseto”, afirmou Natalie Brown, gerente sênior de conservação do Arquivo Nacional. “Demos o nome de Peri para ele.” Agora, a barata está exposta ao público no Arquivo Nacional da Inglaterra.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.