BBC contrata ‘checadores de imparcialidade’ para monitorar conteúdo

Anúncio foi feito pelo diretor-geral da empresa de mídia
-Publicidade-
Os jornalistas da companhia estão especulando sobre quais outras áreas serão submetidas a análises externas
Os jornalistas da companhia estão especulando sobre quais outras áreas serão submetidas a análises externas | Foto: Reprodução

A BBC terá “investigadores externos” para avaliar a imparcialidade dos conteúdos feitos pela empresa. O anúncio foi dado pelo diretor-geral da companhia, Tim Davie. Segundo ele, as produções serão constantemente checadas por esses profissionais. Os responsáveis por determinado setor da BBC terá a seguinte obrigação: provar a esses investigadores que está fazendo valer a “representatividade” de uma ampla gama de ideologias e vozes. A medida abrange as redes sociais, os documentários e os conteúdos infantis.

Cada revisão de imparcialidade terá um presidente nomeado externamente e buscará evidências do público e de organizações interessadas sobre como a BBC cobre um determinado tópico de interesse nacional, dando a grupos da sociedade oportunidades de tentarem influenciar formalmente a linha editorial da emissora. A escolha de indivíduos externos para liderar cada revisão — e se eles têm alguma conexão política — será submetida a um escrutínio interno do conselho editorial da empresa de mídia e, então, o martelo vai ser batido.

Os jornalistas da BBC estão especulando sobre quais outras áreas de tópicos controversos provavelmente serão objeto de futuras análises de imparcialidade externas, informou reportagem do jornal The Guardian, no fim de outubro. Questões de guerra cultural, direitos trans e imigração estão frequentemente entre os assuntos que atraem maior feedback do público e podem ser candidatos potenciais para investigação. A recomendação de lançar as revisões de imparcialidade foi feita por uma revisão dos padrões editoriais da BBC.

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.