Beber 2 litros de água por dia é excessivo, diz estudo

Universidade do Reino Unido chegou a valor menor que o recomendado, que é praticamente um consenso hoje
-Publicidade-
Quantidade ideal de água varia entre 1,3 litro e 1,8 litro, diz estudo | Foto: Reprodução/Pixabay
Quantidade ideal de água varia entre 1,3 litro e 1,8 litro, diz estudo | Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo feito pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, demonstra que a recomendação, repetida à exaustão, como um verdade absoluta, para que as pessoas bebam 2 litros de água por dia, é, no mínimo, exagerada. Os resultados da pesquisa foram publicados na sexta-feira 25 na revista Science.

Segundo o estudo, a ingestão de oito copos (cerca de 2 litros) por dia raramente corresponde às necessidades humanas reais e, muitas vezes, pode ser muito alta, disse a universidade. A quantidade necessária varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, dependendo da idade, do clima e do local onde a pessoa vive, de acordo com a pesquisa. O novo estudo afirma que as pesquisas anteriores se baseavam em pequenos grupos e tendiam a não considerar água ingerida com o consumo de alimentos.

Esta nova pesquisa investigou 5,6 mil homens e mulheres, de oito dias a 96 anos, em 23 países. A técnica utilizada no estudo envolve pessoas bebendo um copo de água no qual algumas das moléculas de hidrogênio foram substituídas por um isótopo estável de hidrogênio, chamado deutério. O deutério é encontrado naturalmente no corpo humano e é completamente inofensivo. A taxa de eliminação do deutério extra diz com que rapidez a água no corpo está se transformando.

-Publicidade-

O estudo mostrou que a necessidade de ingestão de água é maior em ambientes quentes e úmidos e em grandes altitudes, assim como entre atletas, gestantes e lactantes e indivíduos com alto nível de atividade física.

A técnica utilizada no estudo envolve pessoas bebendo um copo no qual algumas das moléculas de hidrogênio foram substituídas por um isótopo estável de hidrogênio, chamado deutério. O deutério é encontrado naturalmente no corpo humano e é completamente inofensivo. A taxa de eliminação do deutério extra diz com que rapidez a água no corpo está se transformando.

O fator mais considerável, porém, foi o gasto de energia. Os valores mais elevados foram observados no sexo masculino, entre 20 e 35 anos. A rotatividade de água desse grupo foi em média de 4,2 litros por dia. Posteriormente, diminuiu com o aumento da idade, com média de apenas 2,5 litros por dia, em homens na faixa dos 90 anos.

Entre as mulheres, o volume médio de água entre 20 e 40 anos foi de 3,3 litros por dia, e também caiu para cerca de 2,5 litros aos 90 anos.

A rotatividade da água também foi maior nos países em desenvolvimento. Isso provavelmente ocorre porque, nos países desenvolvidos, o ar condicionado e o aquecimento protegem os indivíduos da exposição a condições ambientais extremas, que elevam a demanda por água.

O professor John Speakman, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Aberdeen, explicou, em nota divulgada pela universidade, que “a renovação da água não é igual à necessidade de líquido a ser bebida”. E exemplificou: “Mesmo que um homem na faixa dos 20 anos tenha um volume médio de água de 4,2 litros por dia, ele não precisa beber 4,2 litros por dia. Cerca de 15% desse valor reflete a troca de água superficial e a água produzida a partir do metabolismo. Portanto, a ingestão real necessária é de cerca de 3,6 litros por dia.” Porém, continuou o professor, “como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade substancial de água é fornecida apenas pela alimentação”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Parágrafo se repete”O deutério é encontrado naturalmente no corpo humano e é completamente inofensivo. A taxa de eliminação do deutério extra diz com que rapidez a água no corpo está se transformando.”

    1. Muita água se torna perigoso, 5 litros de água por dia para uma pessoa comum pode causar hiponatremia. Digo pessoa comum pois pessoas que fazem musculação ou outros esportes podem ingerir 4 litros facilmente, isso ajuda no processo de hipertrofia. Para quem não pratica, a água irá aumentar o processo de dissolvimento do sódio no sangue, o que pode causar diversas complicações e até mesmo a morte.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.