Biden autoriza ataque contra milícias pró-Irã na Síria e no Iraque

O episódio marca mais um capítulo de tensão diplomática
-Publicidade-
Ataque aéreo ordenado pelo democrata Joe Biden ocorre em momento de recrudescimento das tensões com o Irã
Ataque aéreo ordenado pelo democrata Joe Biden ocorre em momento de recrudescimento das tensões com o Irã | Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria. Conforme o Pentágono, as unidades eram controladas por milícias apoiadas pelo governo do Irã. A ação ocorreu no domingo 27. Por enquanto, as autoridades não disseram se a operação atingiu lideranças paramilitares. A agência de notícias France Presse deu conta de que cinco milicianos morreram. Em nota, o Pentágono salientou que o ato foi realizado com a finalidade de “proteger funcionários americanos”.

Trata-se de uma retaliação a recentes disparos contra áreas protegidas de cidades como Bagdá, capital do Iraque que abriga diplomatas americanos e aliados dos EUA. O movimento, um dos primeiros do presidente Joe Biden, ocorre em um momento de recrudescimento das tensões com o Irã. Na semana passada, os EUA tiraram do ar sites ligados ao regime. O novo líder do Irã, Ebrahim Raisi, anunciou que não pretende se encontrar com o democrata, e pôs exigências para voltar a discutir um pacto nuclear com o Ocidente.

-Publicidade-

Leia também: “Por que Israel não pode se defender?”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 66 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site