Iris Amelia Aliato, uma bisavó argentina de 72 anos, é candidata oficial da etapa de Buenos Aires do Miss Universo Argentina 2024.
Atriz, modelo, professora de dança e tradutora, Iris é a primeira aspirante ao Miss Universo da Argentina com mais de 50 anos de idade e a mais velha a se candidatar a qualquer instância do Miss Universo em seus 70 anos de existência.
Durante a semana, as redes sociais foram inundadas de fotos da idosa devido à participação inédita no concurso. Iris nasceu em 1952 e tem menos de 500 seguidores no Instagram.
Iris Amelia Aliato incentivou outras mulheres mais velhas a participarem do Miss Universo
O currículo dela conta com participações em produções para o cinema e TV argentinos, inclusive ao lado de Cecilia Roth, uma das atrizes mais famosas do país, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
“A idade eu já tenho e sei bem aonde vou”, disse Iris ao ser questionada sobre o desfile de traje de banho no Miss Universo, em entrevista a um canal de TV argentino. “Não tenho medo de qualquer agressão ou hostilidade que eu possa receber do público. Acho que quando me ofenderem, eu vou mandar um beijo!”
Uma mudança na regra de idade foi anunciada em setembro do ano passado pela organização do Miss Universo, que agora prega o fim dos limites de idade para as participantes. A decisão abriu as portas para Iris Amelia competir.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
A nova regra de idade passou a valer em janeiro de 2024, 72 anos depois da criação do concurso, em 1952. Antes da mudança, as aspirantes a miss só poderiam competir se estivessem na faixa etária dos 18 aos 28 anos.
Iris se tornou inspiração para outras argentinas acima dos 28 anos. Maria Alejandra de Pascua, profissional de saúde de 54 anos, teve sua candidatura anunciada na última terça-feira, 16. Romina Alarcón, modelo e professora de inglês de 37 anos, apareceu como candidata oficial na última quarta-feira, 17.
Pelo menos é uma mulher biológica, já é um avanço.
Acreditar, é preciso.
Na falta total do que fazer, inventa-se.
,
…afinal, pra galera das federais,o feio é que é o bonito e a beleza, já era.
Enfiaram todo mundo no mesmo saco.
Assim, cancelaram a inveja.