Os 19 brasileiros que estavam abrigados em uma escola no norte da Faixa de Gaza conseguiram embarcar neste sábado, 14, em um ônibus fretado pelo governo brasileiro. O grupo chegou à cidade de Khan Younes, no sul de Gaza, próximo à fronteira com o Egito, onde aguardam o início do processo de repatriação.
O ônibus fretado chegou à escola durante a noite de sexta-feira,13. Mas, por questão de segurança, aguardou até a manhã deste sábado para realizar a travessia.
+ Israelenses embarcam em SP para ajudar no combate contra os terroristas do Hamas
Agora, as famílias aguardam a autorização do Egito para cruzar a fronteira através da cidade de Rafah, localizada na Península do Sinai. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ainda não há data prevista para essa travessia.
O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, tem se esforçado nos últimos dias para negociar com o chanceler egípcio a criação de um corredor de saída seguro para os brasileiros através das fronteiras.
+ Israel realiza operação militar na Faixa de Gaza
Vale ressaltar que a fronteira entre o Egito e Gaza permanece fechada desde o início dos ataques realizados pelo Hamas em Israel na semana passada.
Israel pede para palestinos saírem do norte da Faixa de Gaza
Entre quinta-feira 12 e sexta-feira 13, o exército de Israel emitiu uma ordem para que os palestinos se deslocassem do norte para o sul de Gaza, sinalizando a possibilidade de novos ataques na região.
A intenção do exército é procurar terroristas do Hamas, responsáveis pelo ataque-surpresa contra Israel no sábado 7, que se escondem na região.
+ Funcionário da embaixada de Israel é esfaqueado em Pequim
Nas redes sociais, o comunicado do exército informa que os habitantes de Gaza devem migrar para o sul por duas vias principais: as rodovias Salah Al-Din e Al-Bahr.
Leia também: “Três dos líderes de ataque terrorista de Hamas a Israel foram mortos, diz exército”