-Publicidade-

Brexit: Reino Unido deixa em definitivo a União Europeia

Processo chegou ao fim juntamente com 2020
Reino Unido está fora da União Europeia
Reino Unido está fora da União Europeia | Foto: Reprodução/Smart Space

Ano novo e vida nova para a população — e a economia — do Reino Unido. Com o fim de 2020, encerrou-se a presença do país na lista de membros da União Europeia. Desde o início desta sexta-feira, 1°, o chamado Brexit começa a valer em definitivo. Assim, a nação constituída por Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales não participa mais do bloco econômico.

“Temos nossa liberdade em nossas”

Defensor do Brexit desde o início do projeto, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, comemorou a saída da União Europeia. “É um momento incrível”, vibrou o político durante discurso de fim de ano exibido pela televisão local. “Temos nossa liberdade em nossas mãos e depende de nós aproveitá-la ao máximo”, prosseguiu o chefe do Parlamento britânico, destacou a agência de notícias Ansa.

Leia mais: “Xi Jinping celebra crescimento da China em meio à covid-19”

Oficialmente, a saída do Reino Unido da União Europeia ocorreu às 23h59 no horário de Bruxelas, capital da Bélgica onde fica baseado o Parlamento do bloco. Com a baixa, o grupo passa a contar com 27 Estados-membros.

Desde 2016

As etapas que culminaram com o Reino Unido fora da União Europeia começaram em 2016. Na ocasião, plebiscito foi realizado pelo governo local, com a maioria votando “sim” pela saída da nação do bloco. Desde então, negociações foram feitas entre as partes. Na última semana, acordo foi firmado para a etapa que se inicia a partir de agora, o chamado pós-Brexit, conforme informou Oeste.

Leia também: “Brexit pode gerar oportunidades ao agronegócio brasileiro”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês