Estudo realizado na Tailândia mostra que ButanVac é segura

Pesquisa aponta resposta imunológica depois de aplicação da 2ª dose. Levantamentos devem ser concluídos no 1º semestre de 2022

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
São 10 milhões de doses prontas aguardando finalização dos estudos clínicos |  Foto: Vinicius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo
São 10 milhões de doses prontas aguardando finalização dos estudos clínicos | Foto: Vinicius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo

A ButanVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e altamente imunogênica, de acordo com um artigo publicado por pesquisadores da Universidade Mahidol, de Bangcoc, na Tailândia.

Conforme o estudo, todas as formulações da vacina foram bem toleradas nos voluntários que tomaram duas doses, com intervalo de 28 dias. A pesquisa contou com a participação de 210 pessoas com idades entre 18 e 59 anos. Não foram registrados efeitos adversos graves.

Além da Tailândia, a pesquisa está sendo realizada no Vietnã e no Brasil. Aqui, os ensaios clínicos são conduzidos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) A primeira etapa deve ser concluída até o fim deste ano.

-Publicidade-

A plataforma usada para fabricar a ButanVac é a mesma da gripe, com o vírus modificado da doença de Newscastle, que contém a proteína do Sars-Cov-2. O patógeno é replicado em ovos embrionados, tecnologia de custo baixo.

O objetivo principal é contribuir para combater a pandemia e fornecer a vacina para os países mais pobres. O preço final ainda não foi definido, mas, segundo o Butantan, pode custar um quinto do valor das vacinas disponíveis atualmente. O instituto já possui 10 milhões de imunizantes estocados.

Leia também: “Fiocruz entrega mais 2,4 milhões de doses de vacinas ao Ministério da Saúde”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Os testes do Doria com relação à Joaovac, foi aprovada na Tailândia, observada pelo Butantan, apoiada pelo Lewandowski e o Marcola, elogiada pelo Biden e será aplicada na Venezuela e no estado de São Paulo.

  2. Outra vacina com boa resposta imunológica, que ajudará no ” combate à pandemia”. Claro, com as muletas de sempre: mascara, álcool em gel e distanciamento e blá blá blá….daqui a dez anos teremos mais vacinas, com mais máscaras e mais álcool em gel….

  3. Acabou a produção da Coronavac e simultaneamente as “aparições” do governador genocida. Agora o genocida vai aparecer diariamente com a caixinha dessa doriavac ou butanvac. CNN, Globonews e uma especifica repórter da JP vai mostrar isso diariamente. Acho que o salário dessa repórter é pago pelo Butantan e dos jornalistas da CNN e Globonews pelo governo de SP.

  4. É sério que passamos a acompanhar estudos da Tailândia?
    Prefiro estudos do Butão que divide conosco as mazelas das urnas eletrônicas fraudáveis.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.