Revista Oeste - Eleições 2022

Caças chineses entram no espaço aéreo de Taiwan

Ministério da Defesa da ilha informou que monitora a situação
-Publicidade-
O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping
O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping | Foto: Ding Lin/Xinhua

O Ministério da Defesa de Taiwan comunicou nesta quinta-feira, 24, que nove aviões militares do Partido Comunista da China entraram em seu espaço aéreo. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Rússia atacou a Ucrânia.

Além de caças taiwaneses enviados para alertar as aeronaves chinesas, Taiwan preparou mísseis de defesa aérea para “monitorar as atividades”, informou Taiwan, ao alertar que acompanha com atenção os movimentos da China.

Sob pressão da China, Taiwan critica missões regulares da força aérea da ditadura há dois anos. Embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das forças chinesas hoje, o governo aumentou seu nível de alerta.

-Publicidade-

Ataque à Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na madrugada de hoje uma operação militar especial na Ucrânia. “Concluímos que o confronto com as forças ucranianas é inevitável“, disse o líder russo. “Algumas palavras para aqueles que possam ficar tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente, e vocês sofrerão consequências que jamais vivenciaram.”

Putin afirmou que não poderia tolerar mais ameaças do país vizinho, de modo que as circunstâncias do momento demandavam uma ação decisiva da Rússia em Donetsk e Luhansk, regiões localizadas no leste ucraniano. “A responsabilidade por eventual derramamento de sangue estará na consciência do regime de Kiev”, declarou o presidente. O Kremlin informou, no entanto, que a intenção não é ocupar todo o território da Ucrânia.

O anúncio foi realizado no mesmo momento em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) debatia a crise no Leste Europeu. Na abertura da reunião, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que o líder russo não aumentasse a escalada militar. “Se uma operação está sendo preparada, realmente digo, do fundo do coração: impeça suas tropas de atacar a Ucrânia”, disse. “Dê uma chance à paz.”

Leia também: “Ucrânia x Rússia — De que lado você está?”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 97 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Agora viram que o incompetente bundao do biden não assusta é a próxima investida será da China contra Taiwan , esperem, o biden só late, se fosse trump a coisa seria diferente.

  2. Gostei da mensagem de natal do secretário-geral da ONU:[“…digo, do fundo do coração: impeça suas tropas de atacar a Ucrânia”]. Em política internacional é mais realista falar em ‘fundo das reservas naturais’ e coisas do tipo.

  3. Em 22 anos de Estados Unidos jamais pensei que toda vez que fosse aos supermercados veria preços remarcados semanalmente. Esse velho caquético FDP (e pedófilo) está levando a maior potência do planeta ao desastre. Os demoCRAPS , bem como os que votaram nesse imbecil devem estar muito arrependidos.
    E pensar que teremos que esperar mais três anos (isso se o caquético não bater as botas , o que só faria aumentar o desastre com a Khamala “presidente”), para a volta daquele que não deveria ter saído. TRUMP 2024.

  4. Biden, um velho débil e pedófilo. Ele e a vice dois esquerdistas radicais que só defendem o que não presta. Não conseguem nem resolver os problemas internos, quanto mais os problemas externos. Estão jogando os Estados Unidos em um caminho que pode não ter volta. Os russos e os chinas já estão se aproveitando da situação.

  5. O que o Biden e sua vice fizeram foi revelar que os EUA não são mais os guardiães do mundo. Os Russos estão dando um sinal claro para os chineses que o Biden é só blá blá blá e eles também podem atacar o Taiwan ou qualquer outro lugar, se quiserem.

  6. E nós, com o inimigo trabalhando ilegalmente dentro da nossa própria casa?? Que medidas devem ser tomadas para conter essas forças?? Vamos esperar que tomem conta de tudo, para depois choramingar para quem?? Para o Papa, para o Bispo?? Ou derruba-se esse poder agora, ou as consequências serão devastadoras!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.