Em decorrência da invasão da Ucrânia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) facilitou o ingresso em território nacional de cães e gatos de refugiados e brasileiros repatriados da Ucrânia. A medida passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 4. A decisão se aplica a todos os tipos de voos. Ou seja: vale tanto para os de ajuda humanitária quanto os comerciais.
Graças à medida, repatriados e refugiados não precisam apresentar os seguintes documentos de seus cães e gatos: o Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido ou endossado pelas autoridades veterinárias dos países de origem dos animais, um de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso ao país.
Além disso, cães e gatos de refugiados ou de repatriados que fazem escala no Brasil têm passagem livre pelo país. Contudo, o Mapa adverte que a medida vale apenas para viajantes com esses status. Para os demais casos, o ingresso de animais de estimação no Brasil deve ser feito de forma regular, a depender de cada espécie envolvida.
Depois da invasão russa, mais de 1 milhão cidadãos deixaram a Ucrânia, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.
Leia também: “A Ucrânia resiste”, artigo de Edílson Salgueiro para a Edição 102 da Revista Oeste.
PARABÉNS AO NOSSO QUERIDO PRESIDENTE BOLSONARO E A TODA A EQUIPE QUE SALVARAM OS REFUGIADOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!
SÓ QUEM TEM MUITO AMOR NO CORAÇÃO É CAPAZ DE ATITUDES COMO ESSA ! “A CULTURA DE UM POVO , SE CONHECE PELA FORMA COMO TRATAM SEUS ANIMAIS” ! ESSE GOVERNO É UM ORGULHO A TODOS NÓS PROTETORES DOS ANIMAIS INDEFESOS!! MIL VEZES PARABÉNS!!
FUJAM DE PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE ANIMAIS, CRIANÇAS E PLANTAS!! NORMALMENTE, SÃO “SERES HUMANOS “ QUE NÃO VALEM A PENA” !!
Temos um animal como presidente, porque não termos os animais refugiados.