Cães e gatos de refugiados da Ucrânia têm passe livre no Brasil

Dispensa de documentos entrou em vigor hoje
-Publicidade-
Documentos sanitários foram dispensados para cães e gatos de refugiados
Documentos sanitários foram dispensados para cães e gatos de refugiados | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em decorrência da invasão da Ucrânia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) facilitou o ingresso em território nacional de cães e gatos de refugiados e brasileiros repatriados da Ucrânia. A medida passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 4. A decisão se aplica a todos os tipos de voos. Ou seja: vale tanto para os de ajuda humanitária quanto os comerciais.

Graças à medida, repatriados e refugiados não precisam apresentar os seguintes documentos de seus cães e gatos: o Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido ou endossado pelas autoridades veterinárias dos países de origem dos animais, um de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso ao país.

Além disso, cães e gatos de refugiados ou de repatriados que fazem escala no Brasil têm passagem livre pelo país. Contudo, o Mapa adverte que a medida vale apenas para viajantes com esses status. Para os demais casos, o ingresso de animais de estimação no Brasil deve ser feito de forma regular, a depender de cada espécie envolvida.

-Publicidade-

Depois da invasão russa, mais de 1 milhão cidadãos deixaram a Ucrânia, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.

Leia também: “A Ucrânia resiste”, artigo de Edílson Salgueiro para a Edição 102 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. PARABÉNS AO NOSSO QUERIDO PRESIDENTE BOLSONARO E A TODA A EQUIPE QUE SALVARAM OS REFUGIADOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!
    SÓ QUEM TEM MUITO AMOR NO CORAÇÃO É CAPAZ DE ATITUDES COMO ESSA ! “A CULTURA DE UM POVO , SE CONHECE PELA FORMA COMO TRATAM SEUS ANIMAIS” ! ESSE GOVERNO É UM ORGULHO A TODOS NÓS PROTETORES DOS ANIMAIS INDEFESOS!! MIL VEZES PARABÉNS!!

    FUJAM DE PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE ANIMAIS, CRIANÇAS E PLANTAS!! NORMALMENTE, SÃO “SERES HUMANOS “ QUE NÃO VALEM A PENA” !!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.