Capital da Índia entra em lockdown por poluição no ar

Em Nova Délhi, escolas e universidades foram fechadas, e apenas os caminhões com mercadorias essenciais podem circular
-Publicidade-
Nova Délhi tem registrado nevoeiros tóxicos
Nova Délhi tem registrado nevoeiros tóxicos | Foto: Reprodução/AJ+

Nova Délhi entrou em um confinamento parcial inédito nesta quarta-feira, 17. Em razão da poluição no ar, escolas e universidades estão fechadas por tempo indeterminado. Há uma recomendação de teletrabalho, e os caminhões que transportam mercadorias consideradas não essenciais foram proibidos de circular.

Existe uma determinação feita pela Comissão para a Gestão de Qualidade do Ar para que cerca de metade dos funcionários públicos trabalhe de casa. O órgão ainda incentivou as empresas privadas a fazerem o mesmo. A construção civil está proibida de funcionar até o domingo 21, com exceção apenas dos projetos de transporte e defesa. Paralelamente, apenas cinco das 11 centrais a carvão da cidade estão autorizadas a prosseguir operando.

-Publicidade-

Com cerca de 20 milhões de habitantes, Nova Délhi tem registrado nevoeiros tóxicos, sobretudo durante o inverno. Nesta semana, os níveis de partículas no ar com menos de 2,5 micrômetros — mais perigosas por poderem entrar na corrente sanguínea — estão acima de 400 em várias áreas da cidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os valores abaixo de 50 são considerados “bons”, e menos de 100 é “satisfatório”.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.