China condena jornalista por cobrir o surto de covid-19

Zhang Zhan viajou a Wuhan e publicou informações sobre a evolução da doença na cidade onde o coronavírus surgiu
-Publicidade-
Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube | Foto: Reprodução/YouTube

Zhang Zhan viajou a Wuhan e publicou informações sobre a evolução da doença na cidade onde o coronavírus surgiu

china condena jornalista
Outros três profissionais detidos devido à cobertura da epidemia de coronavírus aguardam julgamento
Foto: Reprodução/YouTube
-Publicidade-

O Partido Comunista da China (PCC) condenou nesta segunda-feira, 28, uma jornalista pela cobertura que ela fez sobre o surto de covid-19 em Wuhan, onde o coronavírus foi descoberto. Zhang Zhan, 37, vai passar quatro anos na cadeia, decidiu a Justiça. Isso porque, no início deste ano, a profissional divulgou nas redes sociais a situação caótica dos hospitais da cidade, publicou dados acerca da evolução da doença e criticou a forma como a ditadura chinesa estava lidando com o patógeno. Em razão disso, Zhang foi detida em maio e enviada a um centro de detenção em Xangai sob denúncia de “provocar distúrbios” — essa é uma terminologia frequentemente utilizada contra os opositores do regime do secretário-geral do PCC, Xi Jinping. Além disso, a Justiça do país acusou a jornalista de ter publicado fake news na internet.

Conforme o advogado de Zhan, Ren Quanniu, ela parecia “abatida” durante o proferimento da sentença. Jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal de Xangai em que Zhan foi julgada, não puderam entrar na sala de audiências. Em entrevista à agência de notícias Associated Press, a defesa manifestou preocupação com o estado de saúde da cliente. Em junho, ela iniciou uma greve de fome por causa da prisão provisória, conforme noticiou Oeste. Zhan não é a única profissional de comunicação na mira do PCC. Outros três jornalistas — Chen Qiushi, Fang Bin e Li Zehua — detidos devido à cobertura do surto de coronavírus aguardam julgamento. A ditadura chinesa frequentemente condena os opositores durante as festas de fim de ano, quando diminui a atenção do resto do mundo.

Leia também: “China atuou para moldar a opinião pública, sobre a covid”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

14 comentários

  1. Essa é a principal arma e característica de todo sistema em que a esquerda se apoia, i.e., fora da liberdade do cidadão, igualdade de direitos e do livre mercado, essas as principais características do mundo do capitalismo!
    A China tal qual Venezuela, Coréia do Norte, Rússia, Cuba, …, necessitam ter o domínio da informação para que seus povos não tenham como pensar diferente da forma como desejam.
    O mais triste é que em países livres como o nosso, fora os corruptos, a maioria dos alienados é incapaz de reconhecer esses desvios da esquerda que, por si só, já indicam o quanto é cruel para todo ser humano que aspira por liberdade, respeito e autonomia, independência e soberania, ao ponto desses serem julgados por aqueles, pelos patéticos desajustados da esquerda, como se gado fossem.
    Seria apenas cômico, se não fosse fatal, para toda a sociedade que se deixa ser levada pela esquerda!

    1. O que esperar de um País como esse?Ditadura Comunista instalada por Mao Tse Tinha e caminha até hoje por Xi Jingpiing.O atual ditador está aos poucos ditando regras para o comércio no mundo ocidental, não podemos permitir.Exige selo de qualidade máxima para nossa carne que é para lá exportada, é com arrogância que dita suas regras.Conheco a China através da sua literatura, é cruel.Deixo a dica para conhecerem a obra deJung Chang(cisnes selvagens e outros)jornalista exilada que atualmente mora em Londres.Matam os que discordam de seu regime, minha solidariedade para jornalista condenada por quatro anos,apenas por falar a verdade.

  2. O PCC da china continua destruindo a economia mundial, fazendo vírus pra depois vender a suposta cura, é coisa do 😈 mesmo.

  3. É terrível esse regime castrador da opinião pública! Mal de nós, que vivemos em democracia, se esse regime se espalhasse pelo mundo! Depois seria tarde para arrependimentos e voltar atrás! É isto, o que a esquerda nos quer oferecer… a prisão por manifestar opinião ou qualquer crítica a um regime fortemente repressor!

  4. A China vai voltar a comer todo tipo de bicht que se movimenta pois os frigoríficos brasileiros não exportarao nem boi, porco, frango e que se dane.

  5. O que tem a ver essa jornalista com o caso do jornalista Eustaquio? Um foi condenado e preso e o outro foi preso sem ser condenado? Misericórdia Divina, presos por informação e opiniões? O Mundo mudou para pior, mas os fornicadores perecerão, é questão de tempo, está escrito na Bíblia Sagrada.

  6. Penso q esse seja o novo modelo de ordem sócio-econômica, nem esquerda ou direita, mas um governo totalitário sustentado por poucas empresas fortes, numa relação promíscua; chancelada por eleições fajutas.
    As empresas financiam um establishment, em contra partida esse as favorece no mercado. Sepultando o Liberalismo!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.