China faz exercícios militares próximo a Taiwan, em ‘aviso solene’ aos EUA

O Comando do Exército Chinês informou que o movimento é um recado ao recente conluio entre os EUA e Taiwan
-Publicidade-
A Força Aérea da China realizou uma patrulha aérea estratégica sobre o mar do Japão, da China Oriental e o Oceano Pacífico
A Força Aérea da China realizou uma patrulha aérea estratégica sobre o mar do Japão, da China Oriental e o Oceano Pacífico | Foto: Divulgação

Os militares da China disseram nesta quarta-feira, 25, que realizaram um exercício em torno de Taiwan, como um “aviso solene” contra a “aliança” da ilha com os Estados Unidos, informou a mídia estatal chinesa.

O presidente dos EUA, Joe Biden, irritou a China na segunda-feira 23 ao sinalizar uma mudança na política norte-americana de “ambiguidade estratégica” em Taiwan, dizendo que envolveria militares dos EUA em caso de invasão chinesa da ilha.

Um dia depois, Biden recuou e afirmou que não há mudança na política dos EUA.

-Publicidade-

O Comando Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês informou que realizou uma patrulha e exercícios no espaço aéreo e marítimo ao redor de Taiwan. “Este é um aviso solene contra o recente conluio entre os EUA e Taiwan”, disse o porta-voz do comando, Shi Yi, segundo a televisão estatal. “É hipócrita e fútil que os EUA digam uma coisa e façam outra sobre a questão de Taiwan”, completou Shi Yi.

A China nunca renunciou ao uso da força para colocar a ilha sob seu controle, e o Estreito de Taiwan continua sendo um potencial ponto de conflito militar.

Embora os Estados Unidos sigam a política de “Uma China”, reconhecendo apenas Pequim, assumiram um compromisso sob sua Lei de Relações com Taiwan “para ajudar a fornecer os meios para se defender”.

“O Exército de Libertação do Povo Chinês aguarda o momento, tomando todas as medidas necessárias para impedir resolutamente a interferência de forças externas e a trama separatista da ‘independência de Taiwan’, disse Tan Kefei, porta-voz do Ministério da Defesa, à televisão estatal chinesa CCTV.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.