China impõe lockdown a 13 milhões para conter surto de covid-19

Restrições em Xian foram impostas depois da confirmação de 53 casos de covid-19 em 24 horas
-Publicidade-
Governo de Xian, na China, determinou <i>lockdown</i> para a população de 13 milhões de habitantes
Governo de Xian, na China, determinou lockdown para a população de 13 milhões de habitantes | Foto: Flickr

Autoridades da China determinaram nesta quarta-feira, 22, que os mais de 13 milhões de habitantes da cidade de Xian entrem em lockdown a partir de hoje. A região vem sofrendo com um novo surto de covid-19.

A China entrou em estado de alerta máximo para o surgimento de surtos da doença em várias cidades. As restrições em Xian foram impostas depois da confirmação de 53 casos de covid-19 em 24 horas. Em todo o país, foram 57 infecções.

Como Oeste noticiou mais cedo, a cidade também endureceu as restrições relacionadas a viagens.

-Publicidade-

A partir da meia-noite de quinta-feira 23, cada residência da cidade poderá designar, a cada dois dias, um morador para comprar as necessidades básicas (alimentos, por exemplo). Todos os demais deverão permanecer em casa, exceto em caso de emergência.

Os cidadãos que não cumprirem as novas regras devem comprovar “circunstâncias especiais” que lhes permitam não seguir as determinações das autoridades.

As linhas de ônibus de longa distância tiveram seu funcionamento suspenso na cidade. Foram instalados bloqueios para testagem dos motoristas em todas as rodovias que partem de Xian. Mais de 85% dos voos que sairiam ou chegariam ao município foram cancelados.

A prefeitura também determinou a redução na capacidade de passageiros no transporte público e o fechamento das escolas. Todo o comércio e os serviços públicos “não essenciais” foram proibidos de abrir as portas — com exceção de supermercados, lojas de conveniência e consultórios médicos.

Todas as atividades e os eventos de grande porte, inclusive realizados em ambientes externos, foram suspensos. O governo ainda exigiu que as empresas permitam que seus funcionários trabalhem em suas casas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Os EUA, com mais de 300 milhões de habitantes, teve 790 mil mortos por Covid. A China, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, teve menos de 3 mil mortos. Pelo jeito a medicina chinesa está uns trezentos anos na frente da medicina norte-americana.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.