China: primeira missão tripulada para estação espacial foi um sucesso

País pretende realizar 11 lançamentos, quatro dos quais tripulados, para transportar mais dois módulos para a estação
-Publicidade-
A Shenzou-12 será acoplada nas próximas horas ao módulo central Tianhe, lançado no fim de abril para controlar a estação espacial Tiangong
A Shenzou-12 será acoplada nas próximas horas ao módulo central Tianhe, lançado no fim de abril para controlar a estação espacial Tiangong | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A China anunciou nesta quinta-feira, 17, que o lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-12 foi um sucesso. A decolagem aconteceu em Jiuqian, no noroeste do país.

“A descolagem correu de acordo com o planejado, e os painéis solares foram devidamente implantados. A missão foi um sucesso completo”, comemorou o diretor do centro de lançamento de satélites de Jiuqian, Zhang Zhifen, em entrevista à emissora estatal CGTN.

Leia mais: “Robô de missão espacial chinesa começa exploração em Marte”

-Publicidade-

A nave, com os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo a bordo, decolou às 9h22 da manhã (22h22 de quarta-feira 16, pelo horário de Brasília) movida pelo foguete Longa Marcha-2F. A Shenzou-12 será acoplada nas próximas horas ao módulo central Tianhe, lançado no fim de abril para controlar a estação espacial Tiangong, que está sendo construída e deve ficar pronta no fim de 2022.

Leia mais: “‘Cidade do futuro’ projetada em Marte, Nüwa seria autossustentável e abrigaria 250 mil pessoas”

Os três astronautas permanecerão em órbita por três meses. Eles vão trabalhar para “verificar as principais tecnologias para construir e operar a estação Tiangong”, segundo as autoridades chinesas. O país pretende realizar 11 lançamentos, quatro dos quais tripulados, para transportar mais dois módulos para a estação espacial.

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Com informações da agência Efe

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site