Um ex-funcionário da CIA, agência de inteligência do governo dos Estados Unidos, foi condenado na quarta-feira 13 por ter realizado o maior vazamento de dados confidenciais da história da agência.
Joshua Schulte — acusado de entregar as informações confidenciais ao WikiLeaks em 2016 — foi condenado por coletar e transmitir ilegalmente dados de defesa nacional e obstruir uma investigação criminal e o processo do júri, entre outras acusações.
Schulte trabalhou como engenheiro de computação no Centro de Inteligência Cibernética da CIA e criou ferramentas que podiam capturar dados de computadores sem serem detectados.
O ex-funcionário teve acesso a “algumas das ferramentas cibernéticas de coleta de inteligência mais valiosas do país usadas para combater organizações terroristas e outras influências malignas em todo o mundo”, disse o procurador do Distrito Sul de Nova Iorque, Damian Williams, em comunicado.
“Quando Schulte começou a se ressentir da CIA, ele coletou secretamente essas ferramentas e as forneceu ao WikiLeaks, tornando algumas de nossas ferramentas de inteligência mais críticas conhecidas ao público — e, portanto, aos nossos adversários”, afirmou Williams.
Schulte deixou a CIA em novembro de 2016. Mas em março de 2017, o WikiLeaks publicou a primeira parte de seus vazamentos, que se originaram de dois programas aos quais Schulte teve acesso, mostram os registros do tribunal.
Schulte, que também mentiu para os investigadores da CIA e do FBI para encobrir seus rastros, foi preso em agosto de 2017 por acusações de pornografia infantil. Ele foi indiciado pelas acusações relacionadas à violação de dados meses depois.
“Hoje, Schulte foi condenado por um dos atos de espionagem mais descarados e prejudiciais da história americana”, concluiu o procurador.
ESTÁ NA HORA DE ACERTAR AS COM A VIADAGEM DO INTERCEPT.
LITERALMENTE ESQUENTAR OS RABOS.
Tem que apodrecer na cadeia esse pedófilo e traidor.
Tecnologicamente falando, estamos a anos luz dos EUA em matéria de segurança! Nossas urnas eletrônicas são indevassáveis…
O ocaso do Império… melhor o que fazemos é saltar desse barco antes que seja tarde.
Merecia a pena de morte, pelo crime de traição à pátria.