Cientista da OMS revela pressão da China para órgão barrar tese de vazamento de laboratório

Especialistas do país asiático teriam sido contra estabelecer relação entre a origem do patógeno e centro de pesquisas em Wuhan
-Publicidade-
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping | Foto: Huang Jingwen/Xinhua

O Partido Comunista da China (PCC) pôs contra a parede a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a finalidade de o órgão rejeitar a teoria segundo a qual o novo coronavírus vazou de um laboratório em Wuhan, no país asiático. A denúncia é de Peter Ben Embarek, especialista em segurança alimentar e doenças animais, que liderou a investigação da OMS sobre as origens da covid-19. A fala foi proferida no documentário O Mistério do Vírus, veiculado por emissoras dinamarquesas na quinta-feira 12.

Segundo o especialista, colegas chineses influenciaram a apresentação das descobertas da equipe. Os pesquisadores a serviço do PCC teriam sido contrários a fazer conexão entre as origens do patógeno e o Instituto de Virologia de Wuhan, em relatório que detalhou o inquérito. “No início, não queriam nada sobre o laboratório no documento, porque era impossível. Então, não havia necessidade de perder tempo com isso”, disse Embarek. “Insistimos em incluir. Fazia parte de toda a questão sobre a origem do vírus.”

Repercussão

-Publicidade-

Em entrevista ao jornal Washington Post, publicada na ocasião do lançamento do documentário, Ben Embarek recuou. Conforme o especialista, a entrevista foi mal traduzida na cobertura da imprensa em inglês. Um porta-voz da OMS também disse que o comentário recebeu tradução equivocada.

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro