Em Bali, uma ilha situada na Indonésia, cinco pessoas morreram depois de um elevador de um resort despencar 90 metros. O acidente ocorreu na sexta-feira 1º, num famoso ponto turístico com hospedagens de luxo. A polícia investiga o caso.
Duas pessoas morreram no local do acidente, enquanto as outras três morreram no hospital. Entre as vítimas estavam Kadek Hardiyanti, de 24 anos; Sang Putu Bayu, de 19 anos; Ni Luh, de 20 anos; I Wayan Aries, de 23 anos; e Kadek Yanti, também de 19 anos. Os dois homens e as três mulheres trabalhavam no Ayuterra Resort, conforme noticiou o jornal Bali Sun.
Envidraçado, o elevador ficava em uma área parcialmente aberta do resort e percorria uma rampa com inclinação de 35 graus.
Ario Seno Wimoko, policial que trabalha na investigação, disse que as vítimas sofreram ferimentos graves em partes vitais, “como lesões de forte impacto na cabeça”.
Segundo a agência Reuters, o proprietário do estabelecimento, Linggawati Utomo, revelou que vai cobrir os custos dos funerais da vitímas.
De acordo com a imprensa internacional, as famílias dos cinco funcionários mortos teriam recebido cerca de US$ 4 mil (R$ 20 mil) para se absterem de tomar medidas legais contra o resort.
Ainda de acordo com a imprensa local, as autoridades responsáveis pelo caso mandaram fechar o estabelecimento depois do acidente e pediram a transferência dos hóspedes para outro local.
Corda do elevador não era forte o suficiente para evitar a queda, diz policial
Made Uder, comissário de polícia de Ubud, região paradisíaca de Bali, contou que a corda do elevador não era forte o suficiente para evitar o acidente.
“A corda de balanço de aço não era forte o suficiente para puxar o peso para cima”, afirma Uder. “Ela era bastante grande, e a cunha de segurança ou freio não funcionou, fazendo com que o elevador deslizasse para baixo em alta velocidade. Ninguém podia evitar este acidente.”
As redes sociais do Ayuterra Resort continuam divulgando o elevador de vidro, considerado uma das maiores atrações do estabelecimento de luxo. Nele, diversos turistas e funcionários se locomovem entre os andares superiores do hotel.