Quando o cinema soviético tinha alguma liberdade

A "era de ouro" durou até que Josef Stalin aprisionasse a estética da URSS no Realismo Socialista

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Arte de Nikolai Prusakov, para o filme "Pyat Minut" (1929) Foto: divulgação Taschen/coleção Susan Pack
Arte de Nikolai Prusakov, para o filme "Pyat Minut" (1929) Foto: divulgação Taschen/coleção Susan Pack

A editora Taschen está lançando um livro reproduzindo 250 pôsteres de filmes soviéticos desenhados por 27 artistas da das décadas de 1920 e 1930. Os desenhos fazem parte da coleção particular de Susan Pack. Os cartazes mostram uma criatividade e uma liberdade que seriam eliminadas com a ascensão de Josef Stalin, que imporia o conceito imutável de realismo socialista nas artes da URSS. Estes são alguns dos pôsteres do livro, divulgados pelo jornal The Guardian:

Poster do filme A Vida Privada de Peter Vinograd (1934). Desenho de Anatoly Belsky. Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
Arte de Anton Lavinsky para o filme Miss Mend (1927), Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
-Publicidade-
Arte de Nikolau Prusakov e Grigori Borisov para o filme “Putheshestvie na Mars” (1926). Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
Artista anônimo, poster para o filme Ester iz Solema (1929). Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
Arte de Mikhail Dlugach para o filme Yego Kariera (1928). Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
Arte de Nikolai Prusakov para o filme Pervy Kornet Streshnev (1928). Divulgação Taschen/coleção Susan Pack
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.