Colômbia: tentativa de fuga deixa 49 mortos em presídio
Detentos do Presídio de Tuluá, localizado no oeste da Colômbia, provocaram um forte incêndio, em uma tentativa de fuga da penitenciária nesta terça-feira, 28. O acidente, segundo as autoridades, causou a morte de 49 presos e deixou 30 feridos.
A tentativa de fuga ocorreu durante a madrugada, em um pavilhão com cerca de 200 detentos. De acordo com as informações, a guarda carcerária tentava evitar a fuga quando os reclusos atearam fogo em colchões.
“Houve uma ligação à 1h20 da manhã sobre um possível motim. Verificou-se que houve a queima de muitos colchões, e até agora há cerca de 50 pessoas transferidas para centros de acolhimento”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Tuluá, Marco Antonio Orozco, à rádio Blu, da Colômbia.
Depois de saber da notícia, o presidente Iván Duque, através de sua conta no Twitter, lamentou o ocorrido e pediu que fossem realizadas as respectivas investigações para esclarecer as causas.
“Lamentamos os fatos ocorridos no presídio. Estou em contato com o diretor do Inpec, general Tito Castellanos, e dei instruções para realizar investigações para esclarecer essa terrível situação. Minha solidariedade às famílias das vítimas”, publicou o presidente.
Lamentamos los hechos ocurridos en la cárcel de Tuluá, Valle del Cauca. Estoy en contacto con el @DInpec, Gral. Tito Castellanos y he dado instrucciones para adelantar investigaciones que permitan esclarecer esta terrible situación. Mi solidaridad con las familias de las víctimas
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) June 28, 2022