Com 190 anos, Jonathan se torna a tartaruga mais velha do mundo

Título foi concedido pelo Guinness World Records neste mês
-Publicidade-
Tartaruga mais velha do mundo
Tartaruga mais velha do mundo | Foto: Divulgação/ Guinness World Records

Com 190 anos, Jonathan se tornou a tartaruga mais velha do mundo em 12 de janeiro de 2022, de acordo com o Guinness World Records. Antes de ganhar esse título, aos 187 anos, ele já havia se tornado o animal terrestre mais antigo do mundo. O réptil gigante vive na ilha de Santa Helena (território britânico), uma das mais remotas do mundo.

O título oficial conquistado por Jonathan este mês foi o de quelônio — grupo de répteis que vivem dentro de uma carapaça como tartarugas, jabutis e cágado — mais velho do mundo. A idade do animal foi estimada pela foto abaixo, tirada entre 1882 e 1886, período em que foi dado de presente para Sir William Grey-Wilson, ex-governador das Ilhas Malvinas. Segundo especialistas, na imagem ele parece ter cerca de 50 anos.

Jonathan na residência do Governador de Santa Helena entre 1882 e 1886
Jonathan no jardim de Plantation House em Santa Helena entre 1882 e 1886 | Foto: Divulgação
-Publicidade-

Segundo dados divulgados pelo atual governador da ilha, Philip Rushbrook, ao site do Guinness World Records, a tartaruga mais velha do mundo é alimentada à mão, pois não enxerga e perdeu o olfato: “Mas sua audição é excelente e ele adora a companhia de humanos, e responde bem à voz de seu veterinário Joe Hollins”.

As autoridades da ilha estão trabalhando nas celebrações do aniversário de Jonathan, que devem acontecer no final de 2022. Qualquer pessoa que visitá-lo este ano ganhará um certificado com a primeira foto da sua pegada. Para conhecer Jonathan, os turistas precisam fazer uma viagem de cinco dias de navio, saindo da Cidade do Cabo, na África do Sul.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.