Com dois meses no cargo, presidente do Peru inicia reforma ministerial

Pedro Castillo aceitou a renúncia de seu primeiro-ministro, Guido Bellido Ugarte
-Publicidade-
Bellido, à esquerda, ao lado de Castillo
Bellido, à esquerda, ao lado de Castillo | Foto: Divulgação/Presidência do Peru

O presidente do Peru, Pedro Castillo, deu início a uma reforma ministerial nesta quarta-feira, 6, depois da renúncia de seu primeiro-ministro, Guido Bellido Ugarte, e de todos os integrantes do gabinete ministerial. A medida ocorre apenas dois meses após Castillo ter assumido o cargo.

“Informo ao país que aceitamos a renúncia do presidente do Conselho de Ministros, a quem agradeço pelos serviços prestados”, declarou Castillo em pronunciamento. Na prática, o primeiro-ministro peruano atua de maneira similar ao chefe da Casa Civil. Pelas leis peruanas, quando um premiê cai, o restante dos ministros também deve ser trocado.

“Tendo cumprido todas as funções correspondentes à instituição, apresento minha irrevogável renúncia ao cargo da Presidência do Conselho de Ministros”, disse Bellido. O político voltará ao Congresso para exercer funções como parlamentar do Peru Livre, um pequeno partido marxista-leninista que conquistou a presidência do país com Castillo.

-Publicidade-

Leia também: “O Peru no caminho tenebroso”, reportagem de Dormir Marquezi publicada na Edição 72 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Bela porcaria indigenista indigente! Vão promover a miséria e a mediocridade sob a chibata da burocracia dissuadindo e coagindo o livre pensamento e a livre iniciativa!

  2. Pobres peruanos que estão no mesmo caminho tenebroso dos cubanos e venezuelanos ! Não aprendem com os exemplos negativos desses países !

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.