Começa na Inglaterra o julgamento sobre formação de cartel no setor de laranja no Brasil

Processo movido por 1,5 mil produtores acusa empresa de bebidas de formar oligopólio no setor
-Publicidade-
Os requerentes exigem repações financeiras
Os requerentes exigem repações financeiras | Foto: Cocamar/Fotos Públicas

Na segunda-feira 21, a Alta Corte de Justiça da Inglaterra iniciou uma audiência de três dias sobre a acusação de formação de cartel no setor de laranja e suco no Brasil. A discussão acerca de um oligopólio no setor se estende há 20 anos. O processo é movido por 1,5 mil produtores contra o empresário José Luis Cutrale, seu filho José Luis e a empresa Sucocítrico Cutrale. A escolha pela capital britânica se dá porque o dono da companhia de bebidas mora na região e parte da diretoria da empresa fica no Reino Unido.

“PF faz operação que investiga fraudes em registros sindicais”

Nesse primeiro momento, a Justiça britânica apenas verificará se o processo pode ocorrer sob sua jurisdição, sem que o mérito do caso seja ainda apreciado. Os requerentes da ação buscam indenizações relacionadas às ações que teriam sido a base para a formação de um cartel e reduzido artificialmente os volumes de laranja comprados, suprimindo os preços de compra da fruta e impondo custos adicionais aos agricultores independentes. Com isso, os produtores menores alegam que foram forçados a cessar o cultivo de laranja.

-Publicidade-

Com informações do Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site