Conheça a tolerância repressiva de Herbert Marcuse

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, Theodore Dalrymple explica o conceito idealizado pelo filósofo frankfurtiano
-Publicidade-
Herbert Marcuse era um filósofo socialista
Herbert Marcuse era um filósofo socialista | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, o colunista Theodore Dalrymple explica o conceito de tolerância repressiva, idealizado pelo filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse, e como seus efeitos nocivos são observados no mundo atual.

Leia um trecho

“As ideias de Marcuse eram tão bobas que teriam sido engraçadas se ninguém as tivesse levado a sério. Apesar de ele estar quase esquecido hoje em dia, uma de suas ideias mais tolas e perniciosas, a da tolerância repressiva, está voltando, se não na teoria, na prática. De acordo com esse conceito, a repressão praticada pelos conservadores é intolerável, mas a repressão praticada pela esquerda é na verdade uma forma de libertação, e não representa repressão nenhuma. (É incrível a frequência com que a palavra liberação é usada por teóricos radicais sem especificar exatamente do que as pessoas são liberadas. Aliás, a expressão liberação total não é nada incomum.

-Publicidade-

Enquanto escrevo este texto no terraço do meu jardim na França, desejo ardentemente ser liberado das moscas, que estão bastante numerosas e irritantes este ano. Também quero ser liberado do Imposto sobre Valor Agregado e da necessidade de consertar meu carro. Na verdade, até amarrar os cadarços de manhã é uma obrigação; o literato anglo-americano Logan Pearsall Smith afirmou ter conhecido um homem que cometeu suicídio porque não suportava ter de amarrar seus cadarços milhares de vezes mais antes de morrer. Supondo que essa tarefa leve trinta segundos, e que o homem teria vivido mais quarenta anos se não tivesse se matado, ele teria gastado 120 horas, cinco dias inteiros sem dormir, sem fazer nada além de amarrar cadarços, ou dez dias com tempo para dormir, tomar banho, comer etc. A futilidade de uma existência em que amarrar cadarços de sapato requer tanto tempo o oprimiu; naqueles tempos, não havia sapatos sem cadarço que pudessem ser uma alternativa viável ao suicídio.)”

Revista Oeste

A Edição 68 da Revista Oeste vai além do artigo de Theodore Dalrymple sobre a tolerância repressiva de Herbert Marcuse. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Luís Artur Nogueira, Ubiratan Jorge Iorio, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Edilson Salgueiro e Dagomir Marquezi.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

  1. Muito bom ler este autor, especialmente seus livros! Eis alguém que NÃO se submete às idiotices “politicamente corretas” no mundo (infelizmente, isso é no mundo inteiro; se fosse só no Brasil, poderíamos ter esperanças de que, por influência de vozes mais sensatas, acabaria logo…). Mas só passará com o tempo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site