Principal conselheiro do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak criticou nesta quinta-feira, 5, as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra contra a Rússia. Em entrevista à revista Time, publicada na quarta, o político brasileiro disse que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky tem responsabilidade pelo conflito.
Podolyak usou sua conta no Twitter nesta quinta-feira para rebater as declarações de Lula, argumentando que o brasileiro reproduziu ‘tentativas russas de distorcer a verdade’.
“O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. Essas são tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra está apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação”, comentou o conselheiro de Zelensky.
🇧🇷 ex-president Lula da Silva talks about the guilt of 🇺🇦 or the West in the war. These are 🇷🇺 attempts to distort the truth. It’s simple: 🇷🇺 treacherously attacked 🇺🇦, the war is only on the territory of 🇺🇦, 🇷🇺 massively kills civilians. Classic war of destruction & occupation.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) May 5, 2022
Lula, que em uma declaração pública anterior disse que resolveria a guerra ‘numa mesa de bar’, direcionou seus comentários na entrevista à Time ao papel do presidente Volodymyr Zelensky. Segundo o pré-candidato do PT para as eleições deste ano, o ucraniano é tão responsável pelo conflito quanto o líder russo Vladimir Putin.
“Eu vejo o presidente da Ucrânia falando na televisão, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares (europeus). Esse cara é tão responsável quanto (Vladimir) Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada.”
“Você está encorajando esse cara, e então ele pensa que é a cereja do seu bolo. Devíamos ter uma conversa séria. OK, você era um bom comediante. Mas não vamos fazer guerra para você aparecer na TV.”
Na entrevista à revista norte-americana, Lula ainda criticou a mediação do presidente dos EUA Joe Biden na guerra e disse que as Nações Unidas (ONU) “não representam mais nada”, também em menção à gestão diplomática do conflito entre russos e ucranianos.
TIME’s new cover: Brazil’s most popular President returns from political exile with a promise to save the nation https://t.co/qmLcrH61W7 pic.twitter.com/gHdVpY7jY1
— TIME (@TIME) May 4, 2022
E porque se preocupam com a opinião de um criminoso cachaceiro??
Pelo que anda falando o ex-presidiário, parece que ele já está preparadíssimo para a ‘bebedeira da paz’!
Estão dando muito credito para esse canalha que já esta gagá, nem o partido dele o aguenta…
Movimento antidemocrático internacional do Lula. E o Embaixador da Rússia também não vai se manifestar? O Lula criticou todo mundo.
Agora Zelensky se rebaixou demais.
Alguém informe ao ucraniano que esse sujeito é um bêbado contumaz (п’яний, bêbado em ucraniano). Mente até quando não está bêbado (ou seria Bêbedo?), aí está de ressaca. Então digam a este senhor que falar algo desse sujeito é totalmente inútil, contraproducente, é o mesmo que discutir com um bêbado mentiroso (брехуна, em ucraniano).
Se a ONU não representa mais nada, então concorda que a declaração da entidade que declarou ter sido ele perseguido, e ser inocente, não passa de balela.
Bem lembrado