Consultoria divulga ranking dos passaportes mais poderosos de 2022

Países asiáticos estão no topo da lista. Confira
-Publicidade-
Passaporte japonês lidera o 'ranking' há 5 anos | Foto: Reprodução/Pixabay
Passaporte japonês lidera o 'ranking' há 5 anos | Foto: Reprodução/Pixabay

A empresa britânica de consultoria na obtenção de cidadania Henley & Partners, que anualmente faz uma lista dos passaportes mais poderosos do mundo, divulgou nesta terça-feira 8 o ranking de 2022. Países asiáticos lideram a lista, com mais de 190 pontos, e o Brasil fica na 19ª posição, empatado com a Argentina, com 170 pontos.

O ranking é elaborado com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo, e a pontuação do passaporte é medida pelo número de países em que o viajante pode ir sem enfrentar maiores problemas. A pontuação do passaporte também leva em consideração a possibilidade de conseguir visto, permissão de visitante ou autorização eletrônica de viagem.

É mais pontuado o passaporte que permite ao cidadão chegar a mais países com menos exigências, como outros documentos. Quando, além do passaporte, o viajante tem de apresentar muitos outros comprovantes, então, o passaporte perde poder.

-Publicidade-

Considerando esses requisitos, o passaporte do Japão é o mais poderoso do mundo, que ficou em primeiro lugar, com 193 pontos, em 2022. O país asiático mantém essa posição há cinco anos. O segundo lugar também é de países da Ásia: Cingapura e Coreia do Sul estão empatados, com 192 pontos cada um.

Também estão bem colocadas no ranking Alemanha e Espanha, com 190 pontos; Finlândia, Itália e Luxemburgo, com 189; Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia, com 188; França, Irlanda, Portugal e Reino Unido, com 187; e Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e EUA, com 186 pontos.

O último lugar da lista, com apenas 27 pontos, ficou com o Afeganistão, seguido de perto pelo Iraque (29) e Síria (30) — todos países da Ásia que enfrentam conflitos armados há anos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.