Coreia do Sul: mudança em plano educacional provoca renuncia de ministra

Há 34 dias no cargo, Park Soon-ae propôs a redução da idade para crianças ingressarem no ensino fundamental
-Publicidade-
A ministra foi criticada por pais e professores contrários à nova medida
A ministra foi criticada por pais e professores contrários à nova medida | Foto: Reprodução

A ministra da Educação da Coreia do Sul, Park Soon-ae, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, 8, em meio a críticas sobre a proposta de um novo plano educacional para as crianças do país. Soon-ae estava no posto havia apenas 34 dias.

Ela foi criticada por pais e professores contrários à redução em um ano da idade (para 5  anos) para as crianças ingressarem no ensino fundamental. O plano visava a que os jovens concluíssem o ensino mais cedo, para expandir a força de trabalho no país.

“Sou responsável por todas as controvérsias, incluindo a reorganização do sistema escolar, e é tudo culpa minha”, disse Park Soon-ae, em entrevista coletiva, anunciando sua renúncia. “Desejo aos nossos filhos um futuro melhor.”

-Publicidade-

Os grupos que pediram a renúncia da ministra alegaram a falta de experiência e qualificação para ela ocupar o cargo, além da decisão “arbitrária e unilateral”. Na semana passada, mais de 200 mil pessoas tinham assinado um manifesto on-line exigindo que o governo abandonasse a proposta.

Os pais alegam que a medida é um retrocesso. Segundo eles, essa mudança poderia acirrar ainda mais a competição por notas e aumentar o fardo da escolaridade sobre as crianças de 5 anos que ainda são despreparadas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.