Comissão Nacional de Saúde da China recomenda cloroquina contra a covid-19 desde fevereiro; entenda
Órgão já indica há meses o uso do medicamento no tratamento do novo coronavírus
Noticiada na última semana por veículos de comunicação do Brasil, entre eles Oeste, a comemoração do presidente Jair Bolsonaro, em relação à recomendação por parte da Comissão Nacional de Saúde da China do uso da cloroquina em tratamentos de covid-19, deveria ter ocorrido há seis meses. Isso porque tal indicação do órgão já vigora desde fevereiro.
Ou seja: diferentemente do que foi informado pelo site do South China Morning Post, de Hong Kong, e pela mídia brasileira, a Comissão Nacional de Saúde da China não se tornou defensora da cloroquina no combate ao novo coronavírus somente nos últimos dias. De acordo com o registro do Quinina, veículo on-line dedicado a divulgar publicações científicas, autoridades chinesas defendem o fosfato de cloroquina desde o início do ano. Nesse sentido, a informação divulgada na última semana se trataria apenas de atualização de tal protocolo.
PAINEL: “Os números da covid-19 — a evolução da doença no Brasil e no mundo”. Indicadores atualizados diariamente pela equipe do site de Oeste