-Publicidade-

Covid-19: agência europeia dá aval para a vacina da Oxford/AstraZeneca

Para que o imunizante seja liberado, a Comissão Europeia ainda precisa aprová-lo
Covid-19: agência europeia dá aval para a vacina da Oxford/AstraZeneca
Covid-19: agência europeia dá aval para a vacina da Oxford/AstraZeneca | Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou nesta sexta-feira, 29, o uso da vacina da Oxford contra a covid-19 na União Europeia. O próximo passo antes do início da distribuição e aplicação das doses do imunizante para os 27 países do bloco é uma autorização da Comissão Europeia. A segurança e a eficácia da vacina da Oxford foram avaliadas em quatro ensaios com voluntários humanos, mas a EMA informou que baseou a recomendação de uso apenas em dois ensaios, feitos no Brasil e no Reino Unido. Segundo a agência, os outros dois estudos tiveram apenas seis casos de covid-19 entre os participantes. A recomendação do uso foi feita para pessoas a partir de 18 anos de idade.

Além disso, a EMA também considerou a aplicação da vacina em duas doses padrão e com a segunda dose dada de 4 a 12 semanas após a primeira. Por isso, a agência analisou os resultados envolvendo pessoas que receberam este regime de doses. Os dados mostraram uma redução de 59,5% no número de casos sintomáticos de covid-19 em pessoas que receberam a vacina em comparação com as pessoas que não receberam — esse percentual representa a taxa de eficácia do imunizante. Ao todo, conforme os resultados analisados pela agência, 64 pessoas de 5.258 vacinadas manifestaram a covid-19 de maneira sintomática. No grupo não vacinado, de 5.210 pessoas, foram 154 com covid-19 sintomática.

Duas vacinas já foram aprovadas na União Europeia: a da Pfizer/BioNTech e a da Moderna.

Leia também: “Coronavírus: Brasil está entre os 20 países que mais vacinaram no mundo”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês